Nações Do Mundo E Princípios Morais

631.5Pergunta: Uma população bem-educada é mais tolerante com as minorias sexuais, mas é intolerante com a violação das normas morais em seus próprios interesses egoístas, por exemplo: suborno, violação de impostos. Um grupo de pessoas religiosas está muito mais próximo de tal princípio moral.

Você, como um Cabalista, acredita que os princípios morais devem permanecer inalterados ou podem mudar dependendo das circunstâncias?

Resposta: Os verdadeiros princípios morais não dependem de nada. Eles não pertencem a sociedades ou religiões, mas estão acima disso.

Pergunta: Você acha que as normas morais devem ser as mesmas para todos ou cada nação pode ter suas próprias normas de comportamento e princípios morais?

Resposta: As normas de comportamento podem ser diferentes em diferentes nações e os princípios morais devem ser os mesmos para todos. Embora dependa do desenvolvimento da nação. Mas todas as normas e princípios devem ter como objetivo amar o próximo como a si mesmo.

Pergunta: Considerando que todas as pessoas têm diferentes níveis de desejo de acordo com a hierarquia de Maslow, pode-se supor que cada nível tem suas próprias normas de comportamento?

Resposta: Relativamente. Mas todos devem entender onde estão nesta pirâmide. Embora ainda não tenhamos atingido os níveis mais elevados, sabemos que esses níveis existem.

Comentário: Você diz que deveria haver um princípio, ame o seu próximo. E as normas podem ser diferentes em cada nação. Mas dentro da nação, existem diferentes camadas, mais desenvolvidas e menos desenvolvidas.

Minha Resposta: Sim, mas todas elas pertencem à única pirâmide, cujo pico é ame o próximo como a si mesmo.

Pergunta: As normas éticas e morais precisam ser classificadas de acordo com a idade, sexo e nacionalidade? Ou deveriam ser universais e uma pessoa deveria aprendê-las gradualmente desde a infância?

Resposta: Sem dúvida, uma pessoa deve aprender isso desde a infância e constantemente. É imperativo conduzi-la a esses princípios elevando-os a um nível que não dependa da natureza do homem, de sua nacionalidade, étnica e outras características. Essa é a responsabilidade de toda a humanidade.

De KabTV, “Habilidades de Comunicação”, 09/10/20

Comente