Nações Com E Sem Contato

630.2Pergunta: Em meados do século passado, antropólogos introduziram o conceito de culturas de contato e não-contato. Existem culturas, por exemplo, na Ásia ou no Sul da Europa, nas quais as pessoas se envolvem em interações táteis com mais frequência, e existem nações mais frias que estão longe desse tipo de comportamento.

Alguns pesquisadores calcularam que um casal, sentado à mesa de um restaurante em Paris, fez 110 toques mútuos por hora, enquanto em Londres, nem um único. Qual é a raiz desse fenômeno? Essa proximidade entre as pessoas significa que existem algumas nações que estão mais próximas da unidade?

Resposta: Não. Eu não diria que isso sinaliza a proximidade das pessoas, mas, no entanto, fala sobre seu caráter folclórico nacional e sua criação. Depende muito do ambiente em que a pessoa foi criada. Ainda assim, podemos ver pelas pessoas que se mudam de um lugar para outro e vivem, por várias gerações, longe de sua terra natal, como são diferentes em relação aos residentes locais.

Pergunta: Então, todas as nossas qualidades naturais não afetam de forma alguma o grau de unidade de que você está falando? Todos terão que fazer seus próprios esforços?

Resposta: Sem dúvida, todos devem fazer algum esforço para se unir, para se elevar não apenas acima de seu egoísmo, mas também acima de seus hábitos, a fim de estar mais perto dos outros.

Afinal, se alguém que está falando com você toca em você uma vez por hora e alguém segura sua mão o tempo todo, isso ainda não significa nada. Devemos levar em consideração as qualidades particulares dessa pessoa, como ela foi criada e em que ambiente. É tudo muito complicado.

Estou falando sobre a proximidade que acontece quando as pessoas sentem o mesmo. O mais importante é ter um coração comum. Talvez todos estejam fazendo um esforço diferente que não podemos comparar. Mas isso já é um problema em um nível superior.

Pergunta: Sobre que tipo de coisas as pessoas pensam da mesma maneira?

Resposta: Sobre se elas têm um desejo ou aspiração comum, como definem esse estado, o que fazem com ele, por que estão juntas e qual é o propósito de sua união.

Tudo isso deve estar claro para elas. O quanto mais próximas uma da outra elas podem estar no esclarecimento desse objetivo é o resultado de sua união.

De KabTV, “Habilidades de Comunicação”, 30/10/20

Comente