Entre O Bem E O Mal

207Pergunta: Por que é que quanto mais fazemos o bem, mais o mal é revelado, ao ponto do ódio?

Resposta: Na verdade, quanto mais você faz o bem, mais o mal é revelado a você. Em princípio, esta é a realização correta do sistema.

Ao fazer algo bom, você completou um nível, corrigiu algo dentro de você e agora seu próximo nível é revelado, que começa com o mal para possibilitar que você o corrija, e assim por diante.

Muito tem sido escrito sobre isso na sabedoria da Cabalá, portanto, suas boas ações sempre despertam e atraem maus resultados. Alguns alunos não entendem isso, fogem da implementação do método e vão embora; outros permanecem e graças a isso avançam.

É exatamente assim que na ciência, quanto mais a pessoa aprende, mais lhe parece que não sabe nada e muitas perguntas aparecem dentro dela; enquanto quem não aprende nada pensa que entende tudo; afinal, “O que há de especial aqui? Tudo está claro!”

É assim que acontece em todos os lugares, em todos os níveis de realização, como se diz: “Quem aumenta o conhecimento, aumenta a dor” (Eclesiastes 1:18). Mas é exatamente isso que o leva a um conhecimento maior.

E aqui novamente descobrimos que cabe a nós equilibrar as linhas direita e esquerda e existir entre elas.

De KabTV, “Fundamentos de Cabalá”, 16/12/18

Comente