A Vergonha É O Neutralizador Do Egoísmo

284.05Pergunta: Nas fontes originais está escrito que o Criador disse: “Eu criei a inclinação ao mal”. O que é isso?

Resposta: O egoísmo. E quando dizemos: “a inclinação” e ela é má, quem dá testemunho disso? O próprio homem, o próprio portador do egoísmo.

Pergunta: O que recebo é normal? Mas o fato de eu usar outros para meu próprio benefício é o oposto do Criador?

Resposta: Tudo depende de como você mesmo avalia. Isso mostra vergonha em relação ao Criador.

Pergunta: Acontece que a vergonha não surge na natureza inanimada, vegetal e animal. Isso se manifesta apenas em um ser humano?

Resposta: Apenas em um ser humano e, mesmo assim, não em todos. A natureza nos desenvolve gradualmente até começarmos a senti-la. A vergonha é o sentimento mais agudo. Ela literalmente causa um curto-circuito em uma pessoa com o Criador.

Depois que uma pessoa sente vergonha, a verdadeira oração pode aparecer nela para que o Criador corrija sua natureza. Afinal, uma pessoa pode suportar tudo, exceto a vergonha.

Portanto, o Criador conduz a todos para que tenham vergonha o tempo todo, um pouco disso, daquilo. E se Ele quer levar uma pessoa seriamente para a frente, Ele dá à pessoa um sentimento de vergonha que ela está pronta para morrer.

Pergunta: Podemos dizer que a natureza, o Criador, nos move através da vida por meio da vergonha?

Resposta: Sim. Teoricamente, você pode pegar qualquer pessoa, mergulhar um pouco nela e entender como pode impor a ela um sentimento de ansiedade do qual ela até se suicidaria. Afinal, a vergonha anula o egoísmo e, portanto, ela não tem nada pelo que viver. Portanto, só há uma saída: destruir o egoísmo, o que significa matar a si mesma.

De KabTV, “Estados Espirituais”, 22/04/19

Comente