Leis Naturais E Normas Legais

600.02Pergunta: Você escreve que amor ao próximo e garantia mútua (Arvut) são leis da natureza. Portanto, a não observância destas leis acarreta todos os problemas e cataclismos que a humanidade tem enfrentado ao longo da história.

É possível comprovar cientificamente e mostrar os danos da não observância dessas leis, e depois introduzi-las como normas legais para que sejam protegidas pelo Estado ao menos em uma manifestação externa, sem falar na sensorial?

Resposta: Você não pode impor leis e regras de comportamento à sociedade que ela não pode seguir, embora sejam bonitas, corretas e talvez até verdadeiras. Elas existem na natureza.

Mas a humanidade ainda não amadureceu para a necessidade de cumpri-las. Ela pode fazer apenas o que percebe, vê como uma necessidade, entende como realizar essas leis em si mesma e criar uma estrutura que as protege, etc.

Por exemplo, sabemos que existe uma lei de garantia mútua (Arvut), segundo a qual os organismos vivos interagem em níveis inferiores, mas não podemos introduzi-la como uma lei de Estado porque as pessoas ainda não serão capazes de cumpri-la.

Revelamos as leis físicas, químicas e outras leis da natureza inanimada, vegetal e animal, que estão diante de nós e que estamos dentro. Ao compreender essas leis, nós as explicamos a todos, porque o não cumprimento delas acarreta punição imediata. Mas na natureza existem leis que a implementação ou não cumprimento delas não acarreta recompensa ou punição momentânea.

Pergunta: Não vemos as consequências imediatamente? Ou vemos, mas não podemos conectar a causa com o efeito?

Resposta: Sim. Portanto, não podemos apresentar essas leis da natureza como leis da sociedade. Devemos elevar a sociedade a tal ponto que ela perceba ou veja com seus próprios olhos sua ação no nível das ciências terrenas. Ou para que sinta isso dentro de si como as leis do comportamento moral, da interação correta.

Então você pode inseri-las. Do contrário, você quebrará a sociedade, fará revoluções e obterá o que havia na Rússia quando boas relações foram introduzidas à força entre as pessoas, embora, sendo egoístas, elas não entendessem de todo por que isso era exigido delas.

De KabTV, “Habilidades de Comunicação”, 09/10/20