Tudo É Medido Em Relação Ao Objetivo Mais Elevado

268.02Pergunta: Baal HaSulam escreve em seu artigo “A Paz”: Não precisamos examinar excessivamente a Mitzva (singular de Mitzvot) de recepção, uma vez que o castigo é executado imediatamente, o que evita qualquer negligência”.

Do que se trata? Na verdade, na realidade, não observamos quem recebe sendo punido pela natureza.

Resposta: O fato de não vermos castigos e recompensas não significa nada. Na natureza, tudo é criado de tal maneira que tanto o castigo quanto a recompensa vêm imediatamente, mas simplesmente não são revelados a nós.

Pergunta: Você quer dizer que as pessoas que recebem mais do que dão e usam os outros estão sendo castigadas pela natureza, mas não vemos isso. Qual é o castigo delas?

Resposta: Em nosso mundo, vemos tudo ao contrário. “Os justos sofrem, os perversos prosperam” (Masechet Berakhot, 7a, 25). Pessoas que usam rudemente este mundo e exploram os outros são invejadas por todos porque não vemos o quadro geral. Você não pode fazer nada aqui.

Tudo é medido em relação ao objetivo mais elevado, que ainda não entendemos, não vemos e não aprovamos, ou seja, quanto à unificação de absolutamente todos em um único sistema. Este é exatamente o estado que é perdido pelas pessoas que estão usando tudo para si.

De KabTV, “Habilidades de Comunicação”, 21/08/20

Comente