O Caminho Para A Comunicação Final

962.8Pergunta: A Internet é uma fonte inesgotável de comunicação hoje. Cada vez mais, comunidades virtuais caracterizadas pela ausência de restrições de idiomas, anonimato, voluntariedade e objetivos e interesses comuns estão sendo formadas.

Qual você acha que é a tendência dessas mudanças? A que a natureza está nos empurrando?

Resposta: A natureza nos empurra para a comunicação correta uns com os outros. Ainda não sabemos o que é comunicação correta, mas iremos descobrindo gradualmente. Levará mais alguns anos e entenderemos o que a natureza exige de nós.

No final, tudo se resumirá a mudar a comunicação entre as pessoas. Vemos que, ao longo de muitos milênios de nosso desenvolvimento, as pessoas tentaram chegar a um novo estado de comunicação. Elas estavam perseguindo a descoberta de terras, poder e riqueza, mas no final, descobriram quais imagens, métodos e formas de comunicação eram os mais ideais para elas. Elas não entendiam o que estavam fazendo, mas em geral, estavam se movendo nessa direção.

Em nosso tempo, esses esclarecimentos são elevados a um novo nível. Acontece que a própria tecnologia de mudar distâncias, que são reduzidas devido às técnicas de transporte, comunicação virtual entre nós, etc., nos leva ao fato de que podemos estabelecer uma comunicação final entre nós com muita rapidez e eficiência.

Ao mesmo tempo, revelamos que nossa conexão é puramente mecânica, técnica, e não aquela que a natureza exige de nós.

Pergunta: Você acha que o surgimento de tais comunidades virtuais em que todos podem se comunicar com milhões de pessoas é um fenômeno positivo?

Resposta: Claro.

Pergunta: Por centenas de anos, os livros foram a principal fonte de informação, mas hoje eles simplesmente desaparecem e toda a comunicação mudou. É um desenvolvimento ou uma degradação? Se no passado uma pessoa podia ler vários livros por semana, hoje as pessoas leem muito menos.

Resposta: Em qualquer caso, a forma de registro por escrito não desaparecerá e continuaremos a utilizá-la. Afinal, não se trata de comunicação na forma de escrita, mas de memória.

De KabTV, “Habilidades de Comunicação”, 07/10/20

Comente