Equilíbrio Entre Cooperação E Competição

545Pergunta: Os cientistas dizem que existem certos tipos de mecanismos na natureza que mantêm um equilíbrio entre cooperação e competição. Isso torna possível evitar a destruição física dos oponentes e, portanto, fornece um nível suficientemente alto de diversidade interna.

Você acha que o mesmo se aplica à sociedade humana, que recebeu o livre arbítrio? Ou podemos destruir um ao outro?

Resposta: Não, a natureza não permite. Precisamos entender que todas essas leis se aplicam tanto no nível dos organismos mais simples quanto nos mais complexos. Se às vezes não vemos algo, é apenas porque não temos a capacidade de ver. Em geral, a lei da natureza é universal.

Na sociedade, tudo funciona como na célula de um organismo ou entre suas células. Não temos nada a temer. Não seremos capazes de nos destruir porque existe um mecanismo de restrição.

Pergunta: Dizem que a sociedade moderna evoluiu para o tamanho de um sistema que é semelhante a uma força geológica destrutiva que pode destruir todo o universo. Este não era o caso alguns milhares de anos atrás. O que significa que as pessoas receberam tanto poder agora?

Resposta: Essa possibilidade nos foi dada apenas potencialmente, mas de forma alguma na realidade, para que possamos entender o quanto ainda precisamos desenvolver para equilibrar nossas capacidades físicas com a escala moral.

De KabTV, “Habilidades de Comunicação”, 21/08/20

Comente