Da Individualidade Histórica À Inteligência Coletiva

263Pergunta: Inteligência coletiva e efeitos de grupo são uma sabedoria esquecida. Antigamente, nossos ancestrais usaram esse conhecimento, e depois eles foram esquecidos por muitos anos. Hoje a ciência revela que a multidão, curiosamente, tem sabedoria, e a inteligência coletiva pode ser muito maior do que a dos indivíduos.

Por que essa sabedoria foi esquecida e só hoje começamos a descobri-la e usá-la?

Resposta: Anteriormente, a humanidade não precisava de coletividade. Ela se desenvolveu primeiro em direção à individualidade, ao isolamento egoísta do indivíduo e à oposição do individual e do coletivo.

Nesses casos, a personalidade individual sempre vence, pois são pessoas fortes que sabem administrar, indicar, vencer, sair na frente e liderar a sociedade. Portanto, a sociedade estende a mão para eles, está pronta para se curvar diante deles, pois assim é mais fácil para o coletivo existir.

As pessoas diferem em seu nível de egoísmo. Portanto, os mais egoístas avançam. O chamado “papel do indivíduo na história” é muito importante no desenvolvimento da sociedade humana. Na verdade, milhares de anos se passaram antes que evoluíssemos para o declínio dessa tendência. O papel do indivíduo está começando a desaparecer e ser substituído pelo coletivo.

Vemos isso em todos os lugares: nas empresas, nos esportes, nos grupos. Concluímos que um grupo que carrega o poder de unificação, embora seja composto por muitas pessoas, é uma pessoa. É um grupo capaz de criar algo novo e avançar rapidamente.

Observação: A humanidade tem se desenvolvido desde o sistema comunal primitivo, quando as pessoas se sentavam ao redor do fogo e decidiam tudo juntas. Então, 500 a 600 anos atrás, durante o Renascimento, houve um surto no desenvolvimento da personalidade. E hoje você diz que o tempo da individualidade está passando e o desenvolvimento coletivo começa.

Meu Comentário: A equipe é como um indivíduo.

De KabTV, “Habilidades de Comunicação”, 25/09/20

Comente