Desconexão Das Comunidades, Parte 2

400Questão Do Retorno

Pergunta: Por que, mesmo em nossos dias, os judeus religiosos que vivem, digamos, na América, não se mudam para Israel? Qual é a razão?

Resposta: Há duas razões. A primeira razão é que os judeus americanos não têm incentivo religioso para morar aqui. Basta que venham aqui uma vez por ano. Além disso, hoje não é um problema. Basicamente, eles vêm aqui três vezes por ano durante três grandes feriados.

A segunda razão é que se diz que os judeus retornarão à terra santa junto com o Messias (com o libertador), mas ele não está lá. Então, se ele não estiver lá, para onde devo ir? Não vou quebrar o mandamento básico de retornar.

Isto é, retornar quando estiver pronto e ir é um movimento sionista anti-religioso. E no sentido religioso, os judeus chegarão e povoarão a Terra de Israel junto com o Messias.

Comentário: No entanto, existem muitos judeus religiosos vivendo aqui.

Minha Resposta: Diferentes tendências religiosas interpretam a questão do retorno de diferentes maneiras.

Pergunta: Qual é a razão pela qual muitos movimentos religiosos e não religiosos, incluindo os povos do mundo, acreditam que o lugar dos judeus é na Terra de Israel?

Resposta: Deveria ser assim. Basicamente, o povo deve retornar à sua terra. É o que a Torá diz, todos os profetas dizem isso nos dias em que fomos expulsos de nossas casas. Afinal, o exílio babilônico ocorreu na época dos profetas que nos trouxeram de volta da Babilônia para esta terra no período entre o Primeiro e o Segundo Templos.

De KabTV, “Análise Sistemática do Desenvolvimento do Povo de Israel”, 12/08/19

Comente