A Era Do Iluminismo E Da Emancipação, Parte 7

laitman_560Como A Tensão Na Sociedade Pode Ser Aliviada?

Pergunta: Se no passado os judeus eram uma massa homogênea e viviam em um só lugar. Depois, na era do Iluminismo, surgiram movimentos seculares, religiosos, ultra-religiosos e vários reformistas. Hoje vemos como está acontecendo a divisão entre esquerda e direita, ultra-direita e ultra-esquerda, extremistas e todos os outros.

Eu entendo que é assim que a natureza nos empurra para o desenvolvimento, para a diversidade, mas como esses movimentos diferentes se dão bem? Não está claro como isso vai acontecer. Qual é o próximo estágio?

Resposta: O próximo estágio é a realização do mal de nossa natureza, nosso estado, a sociedade que criamos procedendo de nosso egoísmo e como superar isso, corrigir e elevar-nos ao próximo nível de desenvolvimento: comunicação, conexão e ascensão ao nível do Criador.

Comentário: Mas não é que todos esses movimentos não se entendam, eles nem se confrontam e não querem se ouvir!

Minha Resposta: Chegamos novamente a um estado em que uma enorme tensão interna se acumula na sociedade, onde cada movimento não entende o que está à sua frente. Entendemos apenas nosso componente final: nada de bom acontecerá se isso continuar. Não haverá sequer a existência que costumava haver antes. Estamos caminhando para algum tipo de desastre.

Portanto, eu acredito que as pessoas estão preparadas internamente para grandes mudanças. No entanto, por outro lado, elas estão assustadas e não querem isso.

Pergunta: Tomemos, por exemplo, os seculares, ultra-religiosos e reformistas. Eles têm que se unir de alguma forma. Qual será a essência dessa unidade?

Resposta: Eles não serão capazes de se unir.

Comentário: Mas você diz que o povo de Israel deve se tornar um.

Minha Resposta: Esse é um processo gradual. Eu acredito que isso só será possível se pessoas não-religiosas e talvez reformistas parciais começarem a estudar Cabalá e entenderem que ela se refere a uma pessoa: como ela deve corrigir a si mesma e à sociedade. A partir disso, eles serão capazes de alcançar o mundo superior e revelar sua predestinação superior para si e para o mundo inteiro.

E os círculos ultra-religiosos chegarão a isso no final, contra a vontade deles, por difusão, lentamente sendo incluídos neles. Mas esse processo é gradual e consistente, pois todos eles não poderão se reunir ao mesmo tempo.

Pergunta: No corpo humano, todos os órgãos diferem entre si em sua função. Mas se existe algum objetivo superior, por exemplo, a manutenção da vida, todos se ajustam um ao outro e trabalham em uníssono.

Para que isso aconteça no nível da sociedade, não está claro que ideia sublime pode realmente igualar a todos?

Resposta: A unidade. Porque na unidade o Criador, a força superior, é revelada.

Pergunta: Acontece que, sem uma clara revelação dessa força, não há chance de chegar à reconciliação?

Resposta: Sem movimento em direção à revelação do Criador, não pode haver nada. Tudo procede dos problemas que surgem na sociedade e vemos como são becos sem saída, como eles não nos permitem desenvolver, conseguir algo. Portanto, toda a humanidade, consciente e inevitavelmente, vai a algum tipo de precipício, além do qual existe um vazio.

E a ciência da Cabalá ajuda a entender por que tudo isso existe – para nos levar consciente ou inconscientemente à reconciliação mútua e à revelação do Criador dentro dela.

Comentário: Isto é, o fato da natureza nos levar a essa diversidade é bom, deve ser assim. Mas sem a revelação da força superior da natureza, de algum tipo de causa inicial, não pode haver unidade ou mesmo movimento em direção a ela.

Minha Resposta: Não pode haver sentido de existência.

De KabTV, “Análise Sistemática do Desenvolvimento do Povo de Israel”, 05/08/19