É Importante Entender O Que A Torá Diz

laitman_209A Torá descreve muitos eventos diferentes. Tudo isso pode ser apenas para alcançar o amor pelos seres criados, aproximar-se de outras pessoas e substituir seu ódio pelo amor? Por que isso está escrito na Torá, na instrução dada a nós pela força superior? Nós não entendemos isso.

De fato, não está claro como isso é possível, porque a experiência mostra que todos estão prontos para falar palavras bonitas, toda religião exige bondade e amor e, como resultado, toda a história da humanidade é acompanhada por ódio e guerras mútuas. É por isso que é tão importante entender o que a Torá diz. Ela descreve a única coisa que não aconteceu na história.

Baal HaSulam escreve que a Torá fala exclusivamente de uma coisa: sobre o “ama o próximo como a si mesmo”, ou seja, o amor das pessoas. Você precisa amá-las como se não houvesse mais nada além disso: amar toda a humanidade e todas as pessoas (algumas pessoas amam a humanidade, mas não amam as pessoas). Uma pessoa deve fazer tudo por amor e viver neste mundo apenas em prol disso.

O único objetivo da existência de uma pessoa neste mundo é trazer bem a todas as pessoas. A Torá descreve 613 ações de doação que uma pessoa deve realizar, e todas elas são em relação a outras pessoas, em relação ao próximo. Somente então uma pessoa observa a Torá, ou seja, corrige sua alma.

O rabino Akiva, o maior sábio dos tempos do Segundo Templo, disse que “Amar o próximo como a si mesmo é uma grande regra na Torá”, toda a sua essência. A Torá é destinada a alcançar o amor pelas pessoas.

O que devemos fazer para receber a Torá? Você deve querer recebê-la! Afinal, por que você precisa? Estudar a Torá significa estudar como amar o próximo. Você está pronto para isso, você realmente quer isso?

Pouco a pouco, começamos a entender que alcançar a grandeza do Criador, Sua revelação e alcançar o amor pelo próximo é a mesma coisa. O amor dos amigos e o amor das pessoas não podem ser menores que o amor do Criador, pois um está vestido no outro.

Este único mandamento sobre amar o próximo como a si mesmo inclui todos os mandamentos, isto é, todas as correções que uma pessoa deve fazer em seu desejo egoísta para trazê-lo à doação, tornando-se um completo justo. E dentro desse amor pelas pessoas, ele alcançará o amor pelo Criador.

Cada mandamento é uma correção de um desejo egoísta. Existem 613 desejos em uma pessoa, e todos são egoístas, e precisamos transformá-los em doadores.

Da 3ª parte da Lição Diária de Cabalá, 27/05/20, Escritos do Baal HaSulam, “Matan Torá [A Entrega da Torá]”