“Quais São Seus Pensamentos Sobre O Distanciamento Social?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: O Que Você Pensa Sobre O Distanciamento Social?

Um dos meus estudantes me perguntou recentemente, à luz das condições de distanciamento social provocadas pela pandemia de coronavírus, reuniões de até 5.000 pessoas foram inicialmente permitidas, depois 2.000 pessoas, depois 500, 100, 10 e 5. A pergunta era: Por que a natureza está fazendo isso conosco e o que resultará disso?

Foto de Hello I’m Nik 🎞 no Unsplash

Está escrito: “Estando dispersos: para os malvados é um benefício para eles e para o mundo; mas para os justos, é ruim para eles e ruim para o mundo. Estado reunidos: para os malvados, é ruim para eles e ruim para o mundo; mas para os justos, é benéfico para eles e benéfico para o mundo” (Mishnah Sanhedrin, 8:5)

As condições sociais de distanciamento vêm como um “benefício para os malvados”. Precisamos entender primeiro o que significa que somos “malvados” e, em seguida, por que nossa dispersão é, em última análise, benéfica para nós.

A maldade de que o versículo fala está embutida em nossa natureza humana egoísta, que por padrão prioriza o benefício pessoal em detrimento de beneficiar os outros.

Quanto mais nos desenvolvemos, mais o ego cresce e, nos últimos tempos, ele se torna inchado.

Nosso mundo pré-coronavírus parecia uma luta selvagem por riqueza, status e poder, onde cada um de nós tentava fazer o seu caminho na vida comparando-se com os outros e sempre se sentindo deficientes em relação a eles.

Portanto, o distanciamento social diminui o nosso ciúme e acalma nossa sociedade.

Enquanto estamos nessas condições sociais de distanciamento, nos foi dada a chance de nos tornarmos dignos de nos reunir novamente. Isto é, desenvolvendo atitudes atenciosas um com o outro, na medida de nossa consideração mútua, seremos dignos de nos aproximarmos. Pelo contrário, quanto mais egoístas somos um com o outro, devemos nos desapegar conforme o nosso egoísmo.