Período De Peregrinação, Parte 2

749.02Elevando-Se Acima Da Natureza Egoísta

Comentário: Um grupo de pessoas que se reuniram em várias tribos da antiga Babilônia descobriu a lei superior da natureza e começou a se chamar “Israel”, isto é, “direto ao Criador”.

Dizem que, graças à justiça dos antepassados, os filhos de Israel tiveram sucesso. Durante os 400 anos de desenvolvimento no Egito, eles receberam treinamento e inclinaram a balança para o lado do mérito. Todas as pessoas do povo de Israel aceitaram praticar o amor ao seu próximo como o caminho para alcançar a correção.

Minha Resposta: Os judeus apareceram como um grupo na antiga Babilônia; eles continuaram seu desenvolvimento com a ajuda de conexões cada vez maiores em diferentes estágios do crescimento do egoísmo, que aumentaram não quantitativamente, mas qualitativamente.

Quanto mais eles se uniam qualitativamente, mais forte sentiam o único poder da natureza, ou seja, o Criador, que foi revelado precisamente na conexão entre eles.

Pergunta: Como a Torá é uma instrução sobre como chegar à comunicação correta ou “ame o seu próximo como a si mesmo”, na medida em que os filhos de Israel se unem devido à observância da Torá, eles passam sua força ou método de conexão para outras nações.

Quando as outras nações inclinarem a balança para o lado do mérito, como o povo de Israel fez 3.000 anos atrás, o Messias virá, ou seja, uma força que tira do egoísmo. Dizem: “E todas as nações correrão para o Criador”.

Acontece que um grupo de pessoas se destaca na natureza e deve alcançar essa unidade e depois transmiti-la a todos os outros. Por que isso não pode ser dado a todos imediatamente?

Resposta: Porque pela capacidade de revelar o Criador, todas as pessoas são divididas em cinco níveis. O grupo que é mais sensível a isso é atraído pelo desejo de se unir, a fim de desenvolver a qualidade da unidade, a qualidade de corrigir o egoísmo e descobrir a força oposta a ele entre si.

E o resto da humanidade é classificado na mesma escala em grupos que são gradualmente atraídos por isso. De fato, entre eles existem cientistas e músicos, físicos e letristas, etc. Isto é, eles são divididos de acordo com interesses, dependendo do que eles são predispostos. Mas, mesmo assim, em todos esses grupos, seu constante desenvolvimento ocorre.

No final, isso deve levá-los a entender que o verdadeiro desenvolvimento da pessoa reside precisamente na elevação acima do seu egoísmo em conexão com os outros. Ao mesmo tempo, eles transmitem propriedades completamente especiais da natureza, sua força especial, uma visão especial de todo o sistema do universo. E eles realmente revelam o significado de sua própria existência e a existência do mundo inteiro para si mesmos.

Pergunta: Isto é, estamos no estágio evolutivo do desenvolvimento, quando devemos desenvolver em nós mesmos outro ser chamado “Adão” (humano)?

Resposta: Sim. É a elevação acima de nossa natureza animal egoísta; quando fazemos essa transformação, ela nos torna um ser humano.

De KabTV, “Análise Sistemática do Desenvolvimento do Povo de Israel”, 15/07/19

Comente