Não Há Volta Ao Mundo Do Passado

laitman_623O coronavírus ajudará a humanidade a começar a pensar em seu futuro, em vez de pensar no que comprar e como se divertir. O vírus já fez seu trabalho e limpou nossos pensamentos.

Agora só precisamos descobrir para onde estamos indo. Hoje não precisamos explicar a ninguém que nossa vida não vale nada, o vírus já explicou tudo para nós. Mas a pergunta permanece: a que essa vida deve ser dirigida?

Construir um grupo, um Partzuf espiritual, é o mesmo que construir um Templo, a casa do Criador, onde a qualidade da doação, a força de amor que nos une, ou seja, a força superior, pode residir.

Mas eu vejo que ontem lutei por essa atitude e pensei sobre isso, e hoje não quero nada. Eu acordo de manhã sem nenhum desejo de ver alguém. Temos uma reunião com nossos amigos ao meio-dia e não quero encontrá-los. O que devo fazer?

Está escrito que todos os dias devemos reconstruir o Templo. Ainda bem que isso desaparece; é um sinal de progresso se todas as realizações de ontem desaparecerem como água na areia e você tiver que começar tudo de novo.

Então, eu trabalho repetidamente na construção do Templo, a dezena, para incluir o máximo possível o mundo inteiro, onde todos atuam em doação e amor mútuos. Neste Templo, a força de amor e doação, chamada Criador, reinará e preencherá todos os desejos unidos pelo amor.

Não pense que isso está muito longe de nós. Quem poderia imaginar que o coronavírus viria e mudaria nosso mundo inteiro, toda a nossa vida? Grandes fábricas, bancos, corporações, bilhões de dólares, exércitos, tudo o que a humanidade construiu por milhares de anos agora está desaparecendo. Não sobrará nada. Eles não poderão continuar a operar depois que o vírus desaparecer. O vírus mudará toda a nossa vida, apagando tudo o que é antigo.

Assim, o vírus cria um espaço vazio na humanidade que precisamos preencher com amor e carinho um pelo outro, com a obtenção da força de doação que está se revelando entre nós. Podemos pensar que não podemos fazer isso, mas podemos. Tudo o que precisamos fazer é abrir um pequeno buraco do tamanho do buraco de uma agulha e o Criador abrirá o portão para um novo mundo para nós.

Gradualmente, sentiremos que o mundo inteiro está incluído na dezena. Quanto mais tentamos influenciar o mundo a partir da dezena, mais todas as forças estarão concentradas nela. Como resultado, a dezena conterá toda a realidade, incluindo o Criador.

Antes de tudo, eu aconselho você a esquecer tudo o que havia. Crises financeiras e outros problemas estão todos no passado e não há retorno. Devemos entender que o velho mundo não voltará! Como será o novo mundo? A maneira como o construiremos.

Portanto, devemos de uma vez por todas parar de lamentar o passado; o velho mundo não existe mais na natureza. Não existem sistemas que nos permitam retornar ao estado pré-crise e agir como antes. Além disso, se algum desses sistemas ainda permanecer, precisamos nos livrar deles, para limpar o local.

O mundo será completamente novo, Deus não permita que ele mantenha a forma antiga. Afinal, ele estava diante de um colapso completo, estava no limiar da guerra mundial e dos desastres ambientais. Então, por que se arrepender do que era? Precisamos construir um novo mundo!

De qualquer forma, ele será construído, mas é melhor que seja construído de acordo com o nosso desejo, para que desejemos essa construção e a ajudemos. Isso é chamado de “tornar seu desejo como o desejo do Criador”. É isso que precisamos fazer e teremos sucesso. E se não o fizermos, voltaremos a ter maus hábitos e repetiremos os mesmos erros?

Nós construímos um sistema em nosso mundo com o qual apenas nos confundimos. O sistema exigia que voássemos de um extremo ao outro do mundo, trabalhássemos continuamente e enviássemos nossos filhos para atividades diferentes, para que não sofressem por seus pais não estarem em casa.

Construímos um sistema que nos enganou, que criou a ilusão que estávamos vivendo. Nós nos tornamos escravos desse sistema: nós o iniciamos, mas ele nos amarrou. Isso não é suficiente?

O sistema não pôde mais continuar funcionando. Veja o que aconteceu com a “Europa unida”, que terríveis erros eles cometeram no caminho, assimilando estranhos. Existem muitos outros exemplos: os Estados Unidos estão divididos por disputas entre liberais e conservadores, a Rússia e a Ucrânia, que se tornaram inimigas, o conflito israelense-árabe, basta olhar para o que chegamos.

Nós devemos pensar em um mundo novo. O vírus nos dá essa oportunidade, mas temos que ajudá-lo. Não podemos sonhar em retornar ao mundo antigo, podemos apenas esperar pelo novo. O novo mundo deve ser um mundo de doação, amor e cuidado mútuo. Eu realmente espero que o vírus não passe sem deixar vestígios e que nos leve a um novo mundo. No entanto, isso só é possível se quisermos o novo mundo e pedirmos que isso aconteça.

Nossa oração é muito importante, porque, além do nosso grupo Bnei Baruch, não há ninguém para pedir ao Criador que fortaleça as forças de doação. Este é exatamente o estado de Pessach quando, “E os filhos de Israel suspiraram do trabalho, e clamaram, e seu clamor subiu a Deus do trabalho”. Vamos torcer para que isso aconteça.

Da 2ª parte da Lição Diária de Cabalá, 19/03/20