Fé E Conhecimento

232.09Pergunta: Na Cabalá, o que é fé e o que é conhecimento?

Resposta: A fé na Cabalá é a qualidade de doação, a capacidade de elevar-me acima do meu egoísmo, quando, ao contrário do ego, que exige de mim: “Receba, tome!”, eu posso elevar-me acima desse desejo de receber, pegar e agarrar, ou seja, não trabalhar com meus desejos egoístas para me preencher com qualquer tipo de prazer.

Em outras palavras, eu reduzo meus desejos. Os desejos permanecem, mas eu os restrinjo, estou acima deles. Chamamos essa ação de “fé acima da razão”. A razão é chamada meus desejos egoístas, porque neles recebo e sinto a mim mesmo, minha grandeza, confiança e gostos.

Pergunta: Esses são meus desejos, sentimentos e emoções naturais?

Resposta: Sim. Todos são chamados gostos ou conhecimentos. Estes são nossos desejos básicos: comida, sexo, família, dinheiro, poder e conhecimento. Além disso, o conhecimento é o maior desejo egoísta. Depois deles vem a fé, quando eu me elevo acima de todos esses desejos e trabalho com eles não para preenchê-los, mas para me elevar acima deles.

Pergunta: Por que os sábios chamam isso de fé?

Resposta: Porque essa é a qualidade de doação – a propriedade de Bina, em comparação com a propriedade de recepção, Malchut.

Pergunta: Essa é uma qualidade que não sinto em meus desejos naturais e, portanto, devo acreditar nela?

Resposta: Não. Essa é uma qualidade adquirida gradualmente sob a influência da força superior – uma luz superior. Não tem nada a ver com a fé em nosso mundo quando eu adoro alguém ou algo com os olhos fechados e aceito, na fé, tudo o que eles me dizem. Aqui (na fé acima do conhecimento), eu defino para mim o que quero acreditar e o que quero valorizar em comparação com o que o meu egoísmo valoriza. Isto é, essa fé me eleva acima do meu egoísmo. De acordo com o nível de egoísmo em que posso me elevar, estou na fé.

De KabTV, “Fundamentos de Cabalá, 11/04/20

Comente