Entre No Grupo Como No Mar Final

laitman_595.01Como você pode continuar estudando se o sentimento de satisfação foi perdido? Continue sem sentir! Isto é o que o Criador me mostra: “Você pode fazer algo sem sentir ou não? Ah, então você não pode trabalhar sem compensação; isto é, você trabalha para o Faraó e não para mim? Então não se volte para Mim, vá para o Faraó!”

Devemos tentar sair do reino do Faraó com a ajuda de um grupo. Entre na unidade dos amigos para que eles o arrastem para a frente. Filosofe menos e faça parte do grupo, com confiança, como uma criança que se anula diante dos adultos. Então você será capaz de crescer corretamente.

O êxodo do Egito não é uma fuga de um lugar para outro, mas uma fuga do desejo egoísta. Cada um de nós sai do seu egoísmo e se inclui no desejo do grupo. Quando ingresso no grupo, significa que deixei o Egito e cruzei o Mar Vermelho, Yam Suf (Mar Final, em hebraico).

Portanto, se você estudou por vinte anos e agora não pode mais continuar, está diretamente diante do Mar Final e não tem escolha a não ser pular dentro do grupo. Ele existe necessariamente, mesmo que ninguém o sinta. E quando você pular nessa unidade e se agarrar aos seus amigos, será considerado que você atravessou o Mar Final.

É muito importante passar do seu desejo individual para o desejo geral do grupo. Não vejo sua verdadeira condição, a imagem espiritual. Pulando para dentro, você descobrirá que tem algo em que se apoiar. Mas você é obrigado a pular neste mar e, no momento em que pular, encontrará o que agarrar, como um bebê agarrado à mãe. Isso é chamado de êxodo do Egito, do nosso egoísmo, para o deserto do Sinai.

Da 2ª parte da Lição Diária de Cabalá 08/04/20, Escritos do Baal HaSulam, “Introdução ao Livro do Zohar

Comente