Do Início Ao Fim Da Criação

Laitman_514.02Baal HaSulam, “O Ensino da Cabalá e Sua Essência”: Sabe-se que o fim de uma ação está no pensamento preliminar. Antes que alguém comece a pensar em como construir uma casa, ele contempla o aposento na casa, que é o propósito. Posteriormente, examina o projeto para torna-lo adequado para esta tarefa.  

Assim é com a nossa matéria.  Uma vez que aprendemos sobre o propósito, é também claro para nós que todas as condutas da Criação, em todos os cantos, entradas, e saídas, são completamente preestabelecidas pelo propósito de nutrir a espécie humana de seu centro, para melhorar suas qualidades até que ela possa sentir a Divindade tal como alguém sente o seu amigo.   

Estas ascensões são como degraus de uma escada, dispostas grau por grau até que seja completada e atinja seu propósito.

Baal HaSulam considera descidas idênticas às subidas, como se diz, aumentamos em santidade e não diminuímos em santidade. Todo o nosso caminho, do começo ao fim da criação, é uma subida contínua. É idêntico para todos, mesmo para aqueles que não têm muito sucesso, aqueles que têm sorte, aqueles que sentem esses níveis e aqueles que não os sentem.

Nós subimos continuamente. Chegamos mais perto do fim da correção a cada momento e, embora avancemos mais devagar do que podíamos e, com frequência, sentimos descidas em vez de subidas, esses sentimentos são totalmente subjetivos. De fato, em termos absolutos, estamos constantemente avançando.

De KabTV, “Fundamentos de Cabalá”, 12/01/20