Da Babilônia A Roma, Parte 2

laitman_937Natureza Humana: Desfrutar À Custa Do Outro

Pergunta: Que ideologia uniu o povo de Israel nos tempos do Primeiro Templo?

Resposta: Foi a ideologia de Abraão que, sendo um líder espiritual dos babilônios nos tempos do rei Nimrod, descobriu uma força governante geral da natureza, o Criador.

Essa força não apenas une tudo, mas também age como a força oposta a si, de desconexão. Toda a natureza existe na simbiose dessas duas forças: conectar e separar.

Pergunta: Baal HaSulam escreve que os judeus adotaram gradualmente os “modos de seus vizinhos de desfrutar a vida, como seu egoísmo exigia deles”. Qual é o problema com isso?

Resposta: A natureza humana é egoísta. Sua natureza oposta é altruísta. Em nosso mundo, isto é, em nossa consciência e sensação, apenas a natureza egoísta do mundo é revelada, e a altruísta apenas na extensão necessária para manter sua existência.

Há um outro lado quando a natureza altruísta do mundo é revelada, e a egoísta existe apenas para manter sua existência.

Pergunta: Mas por que é dito: “Adotou os caminhos de seus vizinhos para aproveitar a vida”? O que há de errado em aproveitar a vida?

Resposta: Em nosso mundo, isso pode acontecer quando você pensa apenas em si mesmo. Em geral, não há problema em aproveitar a vida. O problema está no fato de que você está aproveitando a vida às custas dos outros.

De KabTV, “Análise Sistemática do Desenvolvimento do Povo de Israel”, 08/07/19