“Como O Mundo Será Diferente Quando O COVID 19 For Curado?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Como O Mundo Será Diferente Quando A Covid 19 For Curado?

A disseminação teimosa do coronavírus está mudando a face do planeta, atropelando nossas rotinas e tecendo uma nova imagem das profundezas que ainda precisamos compreender plenamente.

Ainda temos nosso estilo de vida pré-coronavírus no fundo de nossas mentes – que acordamos de manhã, nos vestimos, saboreamos nossa bebida matinal habitual e damos os mesmos passos em nosso terreno urbano familiar, em nosso mundo reconhecível de shoppings, lojas, cafés e restaurantes.

No entanto, começamos a perceber que talvez tenhamos exagerado a importância do consumo materialista em nossas vidas pré-coronavírus.

Agora que fomos “sentenciados” ao essencial da vida, começamos a questionar a necessidade dos excessos em que estávamos envolvidos:

  • Nossas vidas voltarão ao “normal” que conhecíamos antes do coronavírus, ou assumirão uma nova forma?
  • Será que o fim da era do coronavírus abrirá uma Caixa de Pandora de compras e viagens tão esperadas pelas quais ansiamos durante esse período, ou nos sentiremos livres de encargos antigos e receberemos um novo começo?

Foto de Ross Findon no Unsplash

Agora temos tempo para respirar fundo e refletir sobre essas questões.

De um jeito ou de outro, teremos que nos acostumar a ficar em nossas casas, talvez até trabalhar em casa e nos contentar com pouco.

Além disso, talvez possamos sair deste período com uma atualização em nossas atitudes um com o outro. Por exemplo, talvez tirássemos do coronavírus que, como ele não discrimina pessoas de status diferente, também não devemos fazer essas discriminações.

No entanto, aceitar as implicações para as nossas vidas e as muitas mudanças mentais e emocionais exigirá tempo.

Por um lado, temos a chance de decidir se a maneira como vivíamos nossas vidas deve ser revisada para se equilibrar melhor com a natureza, enquanto, por outro lado, mesmo se chegarmos a essa decisão, como fazer isso não é claro.

Nesse momento, podemos fazer o melhor uso desse período único, aprendendo os princípios do mundo interconectado e interdependente em que vivemos.

Seria sensato usar esse tempo para aguçar nossa consciência de que vivemos em um único sistema, um universo integral, onde nós, seres humanos, estamos entrelaçados com a vida inanimada, vegetativa e animada que nos rodeia.

Embora sejamos partes interdependentes da natureza, nossa própria natureza – a natureza humana – é egocêntrica, querendo desfrutar individualmente às custas de qualquer pessoa e qualquer coisa em que ela possa colocar as mãos.

Enquanto cada um de nós tenta servir a nossos interesses próprios em um sistema interdependente, parece que cada um de nós puxa a mesma corda que se conecta entre todos nós em um jogo de cabo de guerra e, ao fazer isso, todos acabamos caindo.

A interdependência nos fecha do lado de fora, e nosso egocentrismo pressiona contra a interdependência do lado de dentro, e, assim, surge uma crise entre eles.

A crise que enfrentamos agora não se deve ao coronavírus, mas ao nosso desequilíbrio com a natureza, nossa falta de conexão positiva um com o outro.

Em nossas conexões com os outros, nossa natureza egoísta constantemente tenta servir seus benefícios pessoais em benefício dos outros. Para alcançar o equilíbrio com a natureza, superar o coronavírus e proteger-nos de futuras pandemias e outras crises, precisamos aprender a desenvolver conexões positivas acima de nossos egos inatos que constantemente tentam receber tudo o que é desejável para benefício próprio.

Hoje, enquanto estamos isolados um do outro sob as restrições de distanciamento social e permanência em casa, temos a oportunidade de aprender os princípios do que significa viver em um mundo interconectado e interdependente.

Deveríamos, portanto, nos preocupar em como usar esse período para realizar relacionamentos positivos, atenciosos e saudáveis, e como desenvolver uma atmosfera que nos inspire a dar aos outros, beneficiá-los e pensar mais sobre eles do que nós mesmos.

Embora possa parecer assustador agarrar a outra ponta do bastão e pensar nos outros mais do que em nós mesmos, se a consideração e a responsabilidade mútuas fossem um valor principal em nossa sociedade, todos receberíamos uma nova sensação de segurança, confiança e felicidade como nunca experimentamos antes.

A natureza está nos encorajando a aumentar nossa consciência e a se tornar integral como ela é. Precisamos apenas mudar nossas relações egoístas para altruístas, mudando nosso modus operandi de uma preocupação pessoal para outra preocupada com os outros.

Sairíamos então não apenas do coronavírus, mas entraríamos em um novo mundo livre dos problemas desta vida. Seríamos envolvidos por uma nova força de apoio e proteção – a qualidade da conexão, doação e amor da própria natureza – e seríamos guiados por essa qualidade para construir um mundo perfeito.