“Qual É A Relação Entre A Cabalá E A Bíblia?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora:Qual É A Relação Entre A Cabalá E A Bíblia?

A Bíblia (ou Torá) é sublime e espiritual, mas, francamente, pode ser um pouco longa na história com suas listas de relações. Você lê sobre pessoas se casando, se divorciando, traindo e matando umas às outras. Uma pergunta justa pode ser: o que há de tão espiritual nisso?

Na estrutura da Cabalá, no entanto, a Bíblia não conta histórias de pessoas. Em vez disso, apresenta relações entre forças espirituais.

“Primeiro, você deve saber que, ao lidar com questões espirituais que não se preocupam com tempo, espaço e movimento, e especialmente quando se lida com a Divindade, não temos as palavras pelas quais expressar e contemplar. … Por essa razão, os sábios da Cabalá escolheram uma linguagem especial, que podemos chamar de “a linguagem dos ramos”. – Yehuda Ashlag, Talmud Eser Sefirot (O Estudo das Dez Sefirot), Parte 1, Histaklut Pnimit (Reflexão Interna).

A Bíblia mostra o processo de correção de almas através de forças superiores. Isso leva as almas em seu caminho de ascensão à medida que aumentam sua capacidade de doar. Personagens como Adão, Noé e Abraão não são vistos como pessoas que moravam em algum lugar e vagavam (ou flutuavam) por aí. São consideradas forças que operam sobre desejos que precisam ser corrigidos, dentro de cada um de nós. Por exemplo, a história do êxodo de escravos hebreus do Egito representa não a sua liberdade da escravidão física, mas a aquisição do primeiro Masach (tela), o cruzamento da barreira.

Algumas histórias podem parecer não ter racionalidade ou santidade nelas. Ao lê-las, lembre-se de que esses não são eventos, mas histórias de forças. Elas não devem ser entendidas ou justificadas em termos terrestres.