Liberdade De Escolha, Parte 3

laitman_947Por Que Um Indivíduo Precisa Da Influência Do Ambiente?

Pergunta: Por que tudo é criado para que eu, como indivíduo, seja influenciado pela sociedade? O que isso me dá? Como posso usá-la para o meu desenvolvimento espiritual?

Resposta: O fato é que, com a ajuda da sociedade circundante, eu posso me controlar. Se eu sou um sistema fechado e não posso fazer nada comigo mesmo e dentro de mim, não importa como eu giro, como um cachorro perseguindo seu rabo, nada disso funcionará porque tenho certas propriedades, qualidades e, se eu as usar, será o mesmo “eu”.

Como posso sair de mim mesmo e exercer influência sobre mim de fora? Aqui é onde a ciência da Cabalá nos mostra um princípio muito interessante.

Ela diz que se tenho uma atitude clara e seletiva em relação ao ambiente: “Isso é bom para mim e ruim. Quero que isso me afete mais e que me afete menos”, dessa maneira escolho as fontes de influência sobre mim, as classifico e me coloco sob a influência delas. Assim, eu me controlo através da sociedade circundante.

Talvez eu precise de duas horas para ser influenciado por um grupo de pessoas e três horas por outro, ou para ouvir alguma reportagem na televisão, ler um artigo em um jornal ou navegar na Internet. Devo monitorar constantemente quais influências externas escolher, porque me criei dessa maneira. Este é o processo da minha criação de mim mesmo. Isso é o que importa. Este é o meu livre arbítrio. Tal oportunidade, tal liberdade nos é dada pelo Criador.

De KabTV, “Fundamentos de Cabalá”, 04/04/19

Comente