Liberdade De Escolha, Parte 1

laitman_760.5Quatro Fatores Determinam Nossa Escolha

Observação: Olhando para a nossa vida, vemos que não é tão frequente que escolhemos algo nela. Talvez nos pareça assim, mas mesmo em estudos recentes sobre esse assunto, é mostrado que nascimento, morte, traços de caráter e até opiniões políticas são determinados pela sociedade ou são geneticamente definidos. Acontece que a natureza não nos deixa escolha.

O maior Cabalista do século XX, Baal HaSulam, escreveu um artigo sobre esse assunto, “A Liberdade”, onde descreve quatro fatores que influenciam nosso desenvolvimento e determinam nossa escolha. O primeiro fator é chamado de “base de uma pessoa” ou suas informações hereditárias.

Meu Comentário: De fato, existem registros informativos em cada um de nós. Na Cabalá, eles são chamados de “Reshimot“.

Observação: Baal HaSulam diz que ideias, pensamentos e opiniões perdem sua forma anterior e no nascimento vão para as pessoas na forma de propriedades. Nós não escolhemos isso. São inerentes à natureza.

O segundo fator é mais interessante: as propriedades imutáveis, ou seja, cada fundação contém propriedades que mudam e outras permanecem inalteradas.

Meu Comentário: Uma pessoa nasce com certas características, com certo caráter. Dentro dessa estrutura, ela pode mudar alguma coisa, mas não pode mudar. Até vemos tais inclinações em nossa própria experiência e em nossas vidas que não podem ser mudadas.

Observação: Baal HaSulam dá um exemplo de que o trigo sempre crescerá a partir do trigo.

Meu Comentário: Sim. Nada mais vai funcionar. Sob a influência do ambiente ou de outras influências, podemos alterar certas qualidades internas de um grão, mas nada além disso. Depende do ambiente em que o grão é colocado.

Pergunta: Esse é o terceiro fator em que as propriedades definidas pela natureza podem mudar sob a influência do ambiente.

Por exemplo, se uma pessoa mesquinha por natureza é colocada em um determinado ambiente onde há riqueza, é perfeitamente possível que essa propriedade nela mude para o extremo oposto ou não se desenvolva.

O quarto fator que determina os estágios de desenvolvimento da criação é a influência externa: clima, aquecimento global, crises etc. Suponha que se vivemos em uma sociedade normal e tudo esteja bem, então é estável. E se a crise global começar e os problemas surgirem, então, muito possivelmente, ela mudará.

Como esses quatro fatores afetam uma pessoa?

Resposta: Simultaneamente e, às vezes, em combinações incompreensíveis. Não entendemos claramente o que está acontecendo aqui.

Tudo o que precisamos esclarecer é quão dependentes somos deles e em que estado, a cada momento, podemos agir sobre eles seletivamente, com uma certa direção, para um propósito específico.

De extrema importância é como podemos identificar o que é desejável receber de nós mesmos ou dos outros. Por exemplo, receber de crianças, de educação e como influenciá-las a cada momento, em que nível, etc.

Pergunta: Então o meio ambiente é o único fator que podemos mudar?

Resposta: Sim. No entanto, isso não é sobre o ambiente usual. Primeiro, devemos definir o objetivo final, entender o que queremos obter de nossas ações. Talvez invistamos muito em educação e, no final, não conseguimos nada além de zero, dependendo do que nos concentramos, do que queremos mudar.

Aqui você precisa entender onde está a fronteira de nossas capacidades, para que temos os melhores meios e como podemos abordar uma pessoa para que ela mesma participe de suas mudanças. Tudo aqui depende não apenas de nós, mas do próprio objeto e do ambiente.

De KabTV, “Fundamentos de Cabalá”, 04/04/19

Comente