A Luta Constante Entre Duas Forças: A Favor E Contra A Unidade

Dr. Michael LaitmanHoje, ao lermos o terceiro capítulo do meu novo livro, The Jewish Choice: Unity or Anti-Semitism (A Escolha Judaica: Unidade ou Antissemitismo), que descreve como o povo judeu foi atraído pelo helenismo há 2.000 anos, o que levou a horríveis consequências, a ascensão e queda do Reino Hasmoniano, o domínio da Judéia sob os romanos e a Grande Revolta e o genocídio autoinfligido pelo povo judeu sob o domínio romano, um princípio primordial para o livro ficou claro.

É que o que lemos não são meramente eventos históricos. Embora o livro seja rico em fatos históricos, mostrando como a discórdia social judaica trouxe muita ruína ao povo judeu ao longo da história, professando que a unidade é a salvação dos judeus, mais importante do que a própria história é a atmosfera do livro.

É uma atmosfera que constantemente nos segue. Os personagens das histórias mudam, mas a essência permanece a mesma: se os judeus optarem por se unir, terão sucesso e se deixarem que as forças divisórias os dissolvam, sofrerão terríveis consequências.

O que lemos não são meramente eventos que ocorreram há cerca de 2.000 anos, que desapareceram desde então e que agora aprendemos como uma história distante que é irrelevante para nós hoje.

Pelo contrário, a luta de duas forças – a favor e contra a unidade – é constante.

Até hoje, vivemos em um mundo quebrado e dividido como resultado dessa luta. É impressionante como tudo em nosso mundo tem ocorrido, é e será organizado entre essas duas forças, até o futuro e o estado final corrigido.

Portanto, ao ler A Escolha Judaica: Unidade ou Antissemitismo, mesmo que seja abundante em uma variedade de fontes e exemplos históricos, vale a pena pensar nisso não como uma lição de história, mas como relacionamentos, atitudes e interações que podemos ver se desenrolando diante de nossos olhos no mundo de hoje.

Meu novo livro, The Jewish Choice: Unity or Anti-Semitism está agora disponível na Amazon e na Laitman Kabbalah Publishers (em inglês).

Comente