Como Um Cabalista Foge De Maus Pensamentos?

Laitman_407.01Pergunta: Como um Cabalista foge de pensamentos ruins? Quais os métodos que temos para trabalhar com eles?

Resposta: Um Cabalista nunca foge de nada. Ele deve usar tudo para equilíbrio e benefício. Tudo o que vem de cima é dado por uma razão; portanto, nada deve ser descartado de imediato. Nós só precisamos saber como equilibrar isso. Este é o senso comum da vida.

Pergunta: Quais devem ser minhas ações se eu tiver um pensamento ruim?

Resposta: Não é um pensamento ruim, mas sim um pensamento que você precisa tratar corretamente. Ele pode ser nojento, desagradável ou baixo. No entanto, em qualquer caso, vem da mesma fonte – do Criador, do qual tanto o nosso egoísmo quanto o nosso altruísmo emanam. Devemos entender que nosso objetivo é apenas o equilíbrio entre eles.

Portanto, nunca afaste nenhum pensamento ou qualquer um dos desejos mais pecaminosos, que faz com que você se encolha. No primeiro momento, você instintivamente desejará se livrar dele, mas no momento seguinte dirá a si mesmo: “Não, ele veio do Criador”. Se eu jogar fora esse desejo, não vou me elevar acima dele. Eu devo tomá-lo, embora esteja enojado e, ao me elevar acima dele, devo equilibrá-lo corretamente.

Tudo vem da raiz da minha alma, que é o mal absoluto, uma vez que todos somos o resultado da quebra da alma comum. Portanto, todo o estilhaçar é revelado em nós gradualmente. A razão pela qual os desejos mais selvagens e os pensamentos e inclinações mais sujos aparecem em mim agora está na raiz da minha alma como resultado da quebra.

Se eu não corrigir esse desejo, mais tarde, depois de alguns graus, ele voltará para mim de uma forma diferente. Assim, não devemos fugir de nada; ao contrário, devemos aceitar tudo conscientemente e agir de acordo com isso.

Portanto, um Cabalista gradualmente aprende a não se relacionar pessoalmente com tudo o que passa por ele. Isso não sou eu. Isso vem das qualidades opostas da minha raiz. Inicialmente, eu estava em um estado de adesão com o Criador. Então ele se tornou invertido, completamente oposto ao Criador. Isso é o que estou experimentando agora.

Por que eu deveria rejeitar isso? O Criador desperta especificamente o próximo nível da minha corrupção em mim, para que eu corrija e suba mais um grau.

Da Lição Diária de Cabalá em Russo, 16/12/18

Comente