Blitz De Dicas De Cabalá – 08/07/18

laitman_961.2Pergunta: Existem características da raiz espiritual as quais posso aspirar?

Resposta: Certamente As características são inteligência, conhecimento, um senso de eternidade, perfeição, isto é, cada detalhe na característica de doação, que é um denominador comum para todos as realizações. A característica de doação é totalmente oposta a nós; não a queremos, mas teríamos todo o prazer em receber o que é revelado dentro dela.

Pergunta: Se a raiz superior gerencia todos os detalhes a cada momento, qual é o papel do ramo?

Resposta: O papel do ramo é alcançar um estado no qual percebe a raiz superior como ela é, sem quaisquer argumentos sobre ela; esse estado é chamado de “conexão direta do ser criado com o Criador”.

Pergunta: Com a ajuda da sabedoria da Cabalá, a pessoa pode regular o grau de prazer ou sofrimento com a forma como ela é governada pela raiz superior?

Resposta: Da sabedoria da Cabalá, uma pessoa recebe um método para atrair a Luz da correção sobre si. A luz superior que desce sobre uma pessoa a transforma de um estado oposto ao Criador a um estado no qual ela é semelhante ao Criador. A pessoa começa a sentir uma influência positiva do Criador e depois encontra o Criador por trás dessa influência.

Pergunta: Se uma pessoa termina sua vida antes de realizar seu destino espiritual, ela nascerá de novo?

Resposta: Nós não morremos nem nascemos; só passamos através de nossas sensações de um ciclo a outro. Portanto, não há necessidade de se relacionar com a vida e a morte como algo fatal.

Pergunta: Como a pessoa deve se relacionar corretamente com o desejo de assistir a um jogo de futebol?

Resposta: A sabedoria da Cabalá não se opõe a isso; uma pessoa não precisa se trancar em seu quarto; ela deve brincar um pouco. No entanto, cabe a ela entender o que é mais importante para si na curta vida que lhe foi dada.

Pergunta: Será que estou me recusando a realizar o plano da criação, mas não estou ciente disso, então enfrentarei grandes golpes e sofrimentos?

Resposta: Alguém que não realiza o plano de criação é constantemente agredido. Nós vemos isso no exemplo do povo judeu. Em relação ao plano de criação, eles são mais desenvolvidos do que o resto das nações, e assim ao longo da história foram agredidos. Como se diz: “… quem aumenta o conhecimento aumenta a dor” (Eclesiastes 1:18).

Pergunta: Como Cabalista, como você se relaciona com a vida e a morte de parentes, alunos e professores?

Resposta: Não há vida e morte, há existência em todos os tipos de estados. Devemos concordar com os estados em que estamos, e devemos realizar todo o possível nesses estados.

Pergunta: Parece que existe uma fórmula estranha que surge a partir disso: quanto maior o nível de desenvolvimento, mais sofrimento as pessoas ou uma pessoa recebe?

Resposta: É realmente assim em todo o mundo. É dito: “… aquele que aumenta o conhecimento, aumenta a dor”. Ao adicionar e aumentar seu conhecimento, ele expande o alcance e começa a ver maiores valores positivos em contraste com valores negativos. Portanto, ele sente que essas coisas não estão conectadas e isso faz com que ele sofra.

Pergunta: Como é possível diferenciar entre as “instruções do Criador” e o “conselho do ego” pessoal ou coletivo?

Resposta: Para fazer isso, você deve dirigir-se precisamente para o “Não há outro além Dele” (Deuteronômio 4:35), e assim verá que realmente não há nada além do Criador: Não há ego coletivo, nem existe seu ego; existe apenas a voz interior do Criador que está lhe dizendo algo. É preciso ajustar-se a isso.

Pergunta: Como é possível diferenciar entre ações que dão prazer ao Criador e ações que não dão prazer e que geralmente não têm valor se uma pessoa não recebe uma recompensa por suas ações?

Resposta: Os Cabalistas dizem que a única ação que dá prazer ao Criador é um ato de unificação em um grupo, e do grupo há um apelo ao Criador com um desejo comum.

Pergunta: Como resultado do sofrimento, por que algumas pessoas se tornam mais teimosas em sua cosmovisão que basicamente lhes causou sofrimento?

Resposta: Muito bem! Teimosia e persistência são coisas muito boas.

Pergunta: Se eu assisto regularmente às suas transmissões no YouTube sozinho com grande desejo e interesse, faço parte do grupo espiritual?

Resposta: Sim. Aqueles que estão conosco e estudam até uma hora por semana estão participando do grupo espiritual.

Da Lição de Cabalá em Russo 08/07/18

Comente