Vergonha: Ajuda Na Correção

laitman_547.03Baal HaSulam, Talmud Eser Sefirot, Parte 1, “Histaklut Pnimit”: Há uma falha de vergonha em qualquer presente gratuito. A fim de poupar as Neshamot desta mancha, Ele criou este mundo, onde há trabalho. Elas, portanto, desfrutarão de seu trabalho, pois recebem seu pagamento do Todo, em troca de seu trabalho, e assim são poupadas da mancha da vergonha.

Pergunta: Então este mundo foi criado para não sofrer de vergonha?

Resposta: Não. Só parece assim à primeira vista.

Nada foi criado em vão. Se a vergonha é criada, não é para se sofrer com ela, mas para usá-la para alcançar certos níveis espirituais, para transformar a vergonha em um componente positivo e avançar com sua ajuda. Portanto, eu preciso desenvolver a vergonha, cultivá-la e utilizá-la com um desejo ainda maior.

Variações diferentes do sentimento de vergonha me ajudarão a entender onde estou no sistema espiritual e como posso estar mais plenamente associado a ele.

Afinal, as diferentes nuances de sentir vergonha por rejeição, falta de conexão, enganar um ao outro, por tudo a que o nosso egoísmo nos empurra, cometer pequenas crueldades, vão me ajudar a corrigir tudo isso. Se não fosse pela vergonha, eu não teria sentido nada disso e teria desfrutado de tudo sem uma pontada de consciência.

Qual é a diferença entre uma pessoa rude e uma pessoa inteligente? É o fato de que a rude não sente vergonha; a vergonha está escondida nela muito profundamente e, portanto, desfruta de tudo absolutamente sem pensamentos, sem nenhuma pontada de consciência. E um homem mais sensível e inteligente sente vergonha de usar seu egoísmo, pelo menos à vista dos outros e, portanto, esconde-o, tenta suavizá-lo.

Pergunta: Então, nossa vergonha terrena pode pelo menos ser comparada com a vergonha espiritual?

Resposta: Sim. Nossa vergonha terrena pode nos ajudar a resolver a vergonha espiritual, mas não a usamos corretamente. Uma pessoa precisa de vergonha. Quanto mais vergonha, melhor. Se estou profundamente envergonhado, isso leva rapidamente à correção.

Esta é uma alavanca muito séria. Não há mais nada contra o egoísmo: somente então a pessoa começa a sentir sua insignificância e imperfeição. Isso é chamado de vergonha.

Da Lição de Cabalá em Russo 22/4/18

Comente