Nosso Papel Na Fé Acima Da Razão

laitman_221.0Fé acima da razão é um sentimento de que a doação está acima da recepção, a importância do Criador está acima da importância do ser criado e de toda a realidade. A pessoa começa a sentir que tem uma nova preocupação: fazer alguma coisa pelo Criador e de tal maneira que o Criador nem mesmo saberá sobre isso, doar em ocultação, humildemente, sem qualquer intenção de receber uma recompensa.

Precisamos pedir esse poder para que ele nos governe e nos dê orientação sobre como trabalhar entre nós pelo amor do Criador. Esse poder desperta em torno do ponto no coração, cresce e permite que ele atue. Aqui começamos a descobrir que a realidade não é o que antes parecia ser. Na verdade, ela é governada por uma única força que preenche e organiza tudo. Ela sempre arranjou tudo, mas agora está começando a ser revelada.

Através do nosso desejo e esforços de nos conectar, podemos convidar o Criador a se revelar e nos corrigir. Na verdade, esta é a única coisa que podemos fazer. Afinal, o primeiro ato básico de doação é revelado dentro da conexão, e somente dentro da conexão ele começa a crescer e a se fortalecer. Portanto, vemos na Torá que, imediatamente após o êxodo do Egito, a formação da nação começou por reunir pessoas em dezenas, centenas e milhares.

O estado desejável é a revelação da força superior que nos dá o desejo de doar acima do desejo de receber. Assim, nós realmente aspiramos a doar para trazer alegria e contentamento ao Criador, que é nossa única recompensa.

A pessoa que faz o trabalho certo é sempre feliz, principalmente porque em qualquer estado ela tem uma conexão correta com o Criador. Em qualquer subida ou descida, ela está sob o governo do Criador e, estando ciente disso, já traz contentamento ao Criador e, portanto, se alegra.

Ela sente que recebe força para estar sempre preocupada com o Criador e trazer-Lhe contentamento sem qualquer compensação pessoal, isto é, realizar a pura doação pessoal. Este é um efeito da Luz; é assim que a Luz da fé funciona.2

No nível espiritual, a pessoa recebe Luz que a desconecta do egoísmo e começa a considerar seu desejo de desfrutar apenas como meio para realizar atos de doação. Portanto, ela não se leva em conta, ou seja, o que tem e o que não tem. Pelo contrário, ela não quer nada, nem recompensa! Essa é sua principal preocupação. “Prove e veja que o Senhor é bom”. 3

Eu quero que todos os resultados do meu trabalho estejam apenas no Criador, e eu mesmo não receberei nada por isso, exceto a força pelo trabalho, como se eu estivesse cheio de combustível como um carro. Todos os cem por cento do meu trabalho serão para o benefício do Criador de tal forma que Ele nem sequer saberá sobre a minha existência, como se eu fosse um zero absoluto.

Um carro não sabe para onde está indo, está sob o controle completo de seu dono. Eu quero estar sob tal controle do superior. Deixe o dono me encher de combustível e me usar completamente. Eu quero ser totalmente dedicado a Ele. Isso é chamado de servidor leal.4

O Criador gosta quando preparamos um vaso onde Ele pode ser revelado. É exatamente isso que queremos fazer na próxima Convenção na Itália. Temos que criar um lugar para a revelação do Criador. Mesmo que não sintamos como criamos este lugar, ele existirá. Talvez a sua intensidade não seja suficiente para a revelação do Criador em relação a nós, porque somos muito grosseiros, mas, no entanto, este lugar já estará fundado.

Agora estamos começando a criar a estrutura de Adam HaRishon no estado da correção final. Este é o começo, estamos lançando uma fundação dessa estrutura da alma comum de Adão em sua forma completamente corrigida. Este é um trabalho extremamente importante.

Portanto, precisamos fazer tudo em nosso poder, e o Criador terminará isso para nós. O mais importante é fazer isso e o resultado é determinado de cima.

Eu realmente espero que possamos construir o lugar para a revelação do Criador e para trazer-Lhe contentamento.5

Se eu tento fazer meu trabalho corretamente, a cada momento eu trago satisfação ao Criador, mesmo que isso ainda não seja aparente para mim. Portanto, eu me alegro. Afinal, sei que o Criador está cuidando de mim: não há dúvida de que recebi vida e desenvolvimento Dele. “Não há outro além Dele”. Portanto, tudo depende apenas da minha atitude. Eu não coloco condições diante do Criador para que Ele se revele não importa o que aconteça, mas eu apenas quero realizar atos de doação.6

A construção começa com a escavação de um buraco e a fundição. Da mesma forma, estabelecemos um fundamento para a alma comum corrigida de Adam HaRishon. Para isso, precisamos cavar no chão, e este é um trabalho duro e sujo. Aquele que faz isso não vê nada além da escavação dentro de seu egoísmo até que escava o suficiente para estabelecer uma fundação para o edifício. Então, talvez, ele gradualmente comece a se levantar do poço, acima da fundação e erguer o próprio edifício.

Adicionar níveis não é um problema, alguém pode adicioná-los depois de nós. O mais importante é colocar as primeiras pilhas da fundação e estamos muito perto disso.7

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá, 30/05/18, Lição sobre o Tópico: “O Trabalho na Fé Acima da Razão”

1 minuto 0:20

2 minuto 14:20

3 minuto 19:25

4 minuto 27:49

5 minuto 42:30

6 minuto 45:40

7 minuto 47:50

Comente