Ninguém Está Mais Perto Que Um Cabalista

laitman_560Baal HaSulam, Os Escritos da Última Geração: Consequentemente, a pessoa que alcança se torna inclusive mais natural, simples e humilde. Pode até ser dito que antes da investidura, essa pessoa e todo o povo estavam fora da natureza simples. Isso porque agora ela é igual, simples e entende todo o povo e está muito envolvida com ele. Não há ninguém mais próximo do povo do que ela, e é somente a ela que eles devem amar, pois não têm irmão mais próximo do que ela.

Uma pessoa que lidera o povo, um grupo, a humanidade, é a pessoa mais importante na Terra para eles, porque lhes fornece contato com o Criador e explica o conhecimento superior. Ela não revela nada de novo, mas simplesmente permite que o povo revele suas habilidades aos quais ela transfere o conhecimento superior.

Pergunta: O que significa dizer que a pessoa que recebe contato com o Criador se torna igual e simples?

Resposta: Para entrar em contato com a humanidade e o Criador de acordo com as leis de comutação, ela, por um lado, deve ser igual às massas e, por outro lado, ligada à esfera superior.

É dito que o contato ocorre quando, “… é somente a ela que eles devem amar, pois não têm um irmão mais próximo do que ela”. Isto é, da parte das massas, deve haver uma atitude em relação a ela como uma criança à seu pai: às vezes amor, às vezes devoção, às vezes obediência, às vezes exigência – a totalidade de todos os estados.

Observação: O Magid de Vitebsk costumava dizer que era muito grato às pessoas que o estimulavam.

Meu Comentário: O fato é que uma pessoa se eleva graças a seus inimigos. E aqueles que a admiram, pelo contrário, enfraquecem-na.

Eu não considero possível para um Cabalista se revelar e elevar-se aos olhos das massas. Somente se for necessário tirá-los de grandes problemas para que eles lhe obedeçam, corram ou até corram atrás dele para se afastarem de seus problemas, então ele poderá mostrar-lhes de forma limitada que é o portador de forças especiais. Não há outro caminho.

Aqueles que estão perto de um Cabalista geralmente o sentem um pouco, veem algo, começam a adivinhar, sentem, mas estas são microdoses.

Pergunta: o Baal HaSulam escreve que um Cabalista entende todas as pessoas mantendo relações muito próximas com elas. É uma reaproximação interna ou um relacionamento no nível material?

Resposta: Um Cabalista, comunicando-se com seus discípulos, parentes, com qualquer um, se comporta de maneira deliberadamente simples. Ele não tem contato com eles, exceto por seus interesses comuns.

De KabTV “A Última Geração” 10/09/17

Um Comentário

  1. Olá boa tarde eu tenho um problema de nível pessoas que luto a anos para resolver ,em 90% dos casos pessoais da minha vida quando estou conhecendo algum pareceiro ,alguém de meu interesse essa pessoa simplesmente some na maior parte das vezes sequer a vejo fisicamente, elase desaparecem ou param de me responder ,o que eu poderia fazer para mudar isso é pq isso está acontecendo comigo ?

Comente