Uma Garantia Cabalística

laitman_265Pergunta: Quando você fala sobre a sociedade futura, você menciona a palavra “comuna” (uma fazenda coletiva). Após a sangrenta e violenta tentativa de setenta anos de impor as ideias do comunismo em um quinto da população mundial, que garantias os Cabalistas dão que não produzirão um sistema totalitário ainda pior?

Resposta: Ninguém pretende atrair a humanidade para as comunas. Uma pessoa que está pronta para viver em uma comunidade verdadeiramente altruísta vive em liberdade absoluta. Ela se esforça para manter relações espirituais altruístas com os outros e fornecer ajuda espiritual mútua onde as pessoas se unem em grupos de dez e grupos de dez em centenas, milhares e assim por diante, a fim de preencher o espaço entre elas com a qualidade da doação. Com a qualidade da doação que estabelecem, elas descobrem o poder superior que as preencherá com amor. Esta é a descoberta do Criador.

Pergunta: Então, isso é destinado a alguém que tenha sido preparado para isso através da educação adequada e quer fazê-lo? Não se trata de alguém forçado a isso?

Resposta: Certamente. Você não pode obrigar ninguém pela força aqui. Deve haver liberdade absoluta de escolha, que exige educação.

Pergunta: Baal HaSulam escreve que, com o comunismo altruísta, as pessoas ficarão na fila para entrar em uma sociedade assim, e será determinado uma pessoa estiver pronta para entrar ou não. Portanto, não haverá nenhuma coerção?

Resposta: Correto, porque uma pessoa precisa estar pronta para se conectar com outros corretamente. As pessoas que entrarem nesta comunidade e que estiverem incluídas nessas relações recíprocas descobrirão instantaneamente Ein Sof (infinito), a criação ilimitada, o poder superior em que estão, e sentirão que existem eternamente.

Observação: Quando Baal HaSulam tentou explicar isso, eles o acusaram de ser comunista. Afinal, a descoberta do Criador, a revelação da qualidade da doação dentro de mim e, como consequência, sua manifestação semelhante ao comunismo em nosso mundo, não pode ser compreendida na mente.

Meu Comentário: Não, este não é o mesmo comunismo que no passado. A essência da comuna é que haverá conexões internas entre si, e não conexões através de dinheiro, vida comunitária ou pequenas aldeias.

Quando existe a conexão interna correta, cada pessoa pensa em sua interconexão com os outros. Somente isso cria uma conexão comum entre as pessoas no nível da alma em que elas descobrem sua vida superior. Em outras palavras, mesmo se eu fosse separado do meu corpo físico hoje, eu ficaria espiritualmente vivo.

Os relacionamentos são baseados em um entendimento claro de que estamos em um sistema eterno, perfeito e recíproco. Estes não são sentimentos humanos comuns. Isso acontece dentro da mesma rede em que existimos hoje. Não precisamos criar nada. Só precisamos descobrir essa rede.

Pergunta: Como é quando sinto que outra pessoa faz parte de mim?

Resposta: Suponhamos que você descubra que depende de nós. Então você começará a se relacionar diferentemente porque nossa existência determina sua existência. Isso não é mais chamado de egoísmo porque você começa a se relacionar com os outros da mesma forma que se relaciona com você. Tudo começa com o egoísmo. Se eu dependo dos outros, devo agir de uma maneira que seja boa para eles, para que também seja bom para mim. Este é um ato muito preciso e completamente egoísta.

Mas este é apenas o começo. Depois disso, de Lo Lishma (uma intenção apenas para mim), nos mudamos para Lishma (uma intenção em prol da doação). Quando eu trabalho assim, fica claro para mim que a doação em si me fornece um nível superior de existência. Em outras palavras, eu começo a entender dentro do meu egoísmo que vale a pena ser liberado do ego. Isto é chamado, “o anjo da morte se torna o anjo da vida”. O ego se supera.

Pergunta: É possível trazer um grande número de pessoas para esses relacionamentos através da educação?

Resposta:  A totalidade da humanidade. Esta é a nossa missão.

Pergunta: Você tem um plano de educação para 2018?

Resposta: Sim. Mas não é algo para discutir. É algo que precisamos aplicar! Entrar no estado de um Ubar (embrião) espiritual é o primeiro passo no nosso programa, e o alcançaremos no próximo ano.

Da Lição de Cabalá em Russo 24/12/17

Comente