Tornar-Se Um Todo Único

laitman_256O vaso espiritual (Kli) não é dez pessoas, mas uma dezena, que se tornou um todo. Na medida em que podem ser incluídas no conceito de “um”, elas se tornam um vaso espiritual. Todo o nosso trabalho é direcionado a essa unidade, e somente trabalhando nisso começamos a sentir os obstáculos que o Faraó e seus ministros colocaram diante de nós. O Criador propositalmente endureceu seus corações para nos levar à compreensão do que são separação e unidade, bem como para nos ajudar a alcançar a unidade qualitativa na qual o novo estado é revelado.

Tudo é avaliado não pelo grupo de dez pessoas, mas pela sua capacidade de se unir em um todo. E o grupo se torna como um só se tiver conexão com a força superior, além do qual não há mais nada, e pode concentrar todos os problemas em um.

Portanto, sempre precisamos de uma garantia. Cada um recebe seu endurecimento do coração em diferentes momentos, de maneiras diferentes, e todos os outros o ajudam a superá-lo, como está escrito: “E ele deve ajudar seu amigo”. Nunca há uma situação em que a pessoa é incapaz de ajudar o outro, porque ela sempre tem algo que o outro não tem. Portanto, mesmo que eu esteja em um declínio que não possa sair, ainda sou capaz de ajudar o outro a ascender. Afinal, seu coração está endurecido de diferentes maneiras. *

No início, a pessoa trabalha apenas pela recompensa que é habitual neste mundo, ou seja, sucesso egoísta, maior compreensão, conhecimento, governar. Gradualmente, ela adquire uma compreensão diferente do sucesso, vendo seus sinais de quão dedicado ela é ao grupo, e através do grupo como é dedicada à força superior. Ela considera sua recompensa por todos os seus esforços como sendo a habilidade que ela adquire para se anular ao grupo e à força superior. Isso significa que ela já está trabalhando para obter desejos de doação, a fim de seguir adiante para Lishma.

É nisso que se resume o processo de passar pelo exílio egípcio do começo ao fim. Nós entramos no Egito com o desejo de ganhar e ter sucesso em nossos parâmetros egoístas regulares. Na realidade, isso corresponde ao que Joseph está falando. É por isso que nós coexistimos tão bem com os egípcios; todos os nossos desejos de doar trabalham dentro dos desejos dos egípcios para receber. O Egito está prosperando, o desejo de receber está aproveitando e está tudo bem!

Gradualmente, como resultado do nosso trabalho e da influência do Criador sobre nós, nós começamos a sentir nossa separação, a oposição. Nosso sistema de recompensas muda e nossa compreensão do trabalho também. O exílio egípcio é um período muito especial, e é por isso que nos lembramos do Egito em todos os estágios da nossa correção, até o fim. **

A princípio, nós imaginamos o sucesso espiritual em termos egoístas comuns e sentimos uma conexão com o Egito. O estágio anterior chamado “a terra de Canaã” já se esgotou e foi seguido por uma fome. E a próxima etapa, “Egito”, promete um oceano de prazeres. Portanto, nós descemos ao Egito.

Mas, gradualmente, através do endurecimento do coração, do aumento do desejo de receber, nós entendemos que nosso trabalho tem que ser diferente e que isso não é unidade. O principal é que a Luz que reforma está trabalhando em nós, que nos muda. Nós nunca alcançaríamos sucesso sem ela, porque não importa o quanto nos conectemos em desejos egoístas, a única coisa que sai é o egoísmo puro.

Portanto, tudo o que precisamos fazer é realizar ações de unidade, seguindo diligentemente o conselho dos Cabalistas. Isso é o que é chamado de trabalho no Egito. O Faraó organiza nosso trabalho precisamente para nos levar à espiritualidade. Nós sentiremos que o nosso egoísmo não concorda e recebe golpes; somos incapazes de nos unir apesar de todos os nossos esforços. ***

Tente trabalhar para o benefício dos outros e você verá como é fácil. Você vai trabalhar na medida em que você pode, sem se preocupar com nada. Isso libera instantaneamente a pessoa de várias preocupações, dando uma sensação de liberdade. Afinal, você faz o que é necessário, e não se preocupa com o resultado, porque sai de si mesmo. Nesse caso, o desejo de receber não limita a pessoa. Desta forma, você pode enganar o seu egoísmo, o qual nos fez nos preocupar com nós mesmos. ****

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 12/03/18, Escritos do Rabash, Artigo 15, 1990, “O Que Significa Dizer Que Antes Da Queda Do Ministro Egípcio, O Clamor Deles Não Foi Respondido No Trabalho?”

* (Minutos 34:00 – 36:44)
** (Atas 36:44 – 39:36)

*** (Atas 40:08 – 43:07)

**** (minutos 45:00 – 46:26)