O Período Latente No Trabalho Espiritual

laitman_592.04Há um certo “período latente” no trabalho espiritual quando a pessoa não vê que está avançando ou fazendo algo. É semelhante a uma mulher grávida que ainda não mostra sinais de que há uma nova vida crescendo dentro dela.

É devido ao fato de que as ações espirituais estão dentro da força de doação, enquanto a pessoa ainda não possui essa qualidade e, portanto, não pode ver as ações espirituais. Se houver um Cabalista ao lado dela, ele pode, através da força de doação, ver o que está acontecendo com a pessoa e o que está reservado a ela, enquanto a própria pessoa não pode.

Às vezes, a pessoa não consegue detectar mudanças dentro de si mesma; embora a preparação esteja em andamento e mudanças muito importantes acontecendo, elas estão abaixo do seu limite de sensibilidade. Afinal, ela ainda não está na intenção de doar nesta fase.

Portanto, uma pessoa nunca pode ver seu próximo grau; ele é apenas perceptível para um Cabalista ao lado dela. Como pais que sabem como seus filhos crescerão em um ano ou dois, mas seus próprios filhos não entendem.

Toda essa ocultação é proposta para nos dar a oportunidade de desenvolver o Kli (vaso) de doação. Se o próximo grau fosse revelado, não seríamos capazes de trabalhar em doação, tendo pleno conhecimento disso.

É uma benção que a quebra e a ocultação tenham ocorrido, pois assim somos capazes de desenvolver o Kli de doação, fé. Eu não quero ver ou saber! Mesmo a visão e o conhecimento que é revelado mais tarde, a capacidade de ver toda a criação do começo ao fim, eu não aceito nos mesmos Kelim (vasos). Não quero obter respostas, quero doar acima delas.

Da 1a parte da Lição Diária de Cabalá 25/01/18 , Escritos do Baal HaSulam , Carta 56

Comente