Quem Revela Os Segredos Do Universo?

laitman_548.02Pergunta: O homem foi dotado de uma mente para pensar de forma abstrata. Quando ele começa a estudar os mundos espirituais, ele pode materializar tudo isso ou pairar nas nuvens. Como você pode pegar estudantes despreparados e explicar-lhes os segredos do universo?

Resposta: Primeiro, sua afirmação não é inteiramente exata. O que você quer dizer com “estudantes despreparados”? Os recém-chegados estão sempre despreparados e precisam ser educados.

Em segundo lugar, que segredos do universo eu posso revelar se eles não entendem nada sobre isso? Se, por exemplo, eu pegasse um aluno do décimo ano e esboçasse a estrutura de uma bomba nuclear para ele, ele seria capaz de construir uma? Milhões de pessoas trabalharam nisso por muitos anos. Vemos o quanto é difícil para qualquer nação produzir uma bomba desse tipo, embora o princípio seja bem conhecido.

Observação: Vamos pegar como exemplo o estudo do “Prefácio à Sabedoria da Cabalá”, que tem esboços e a estrutura dos mundos espirituais.

Resposta: Mas isso precisa ser explicado gradualmente. Não há nada misterioso na Cabalá. O “Prefácio” fala sobre a interação das forças – a força de doação e a força de recepção – e a conexão entre elas. De um modo geral, o método é muito simples de estudar e entender. É difícil para uma pessoa perceber e implementar. Isso leva anos.

Pergunta: Então, se um recém chegado vier e ouvir o “Prefácio à Sabedoria da Cabalá”, incluindo os esboços dos mundos e Partzufim, isso é normal?

Resposta: Não importa. Ele se destina a todos, sem exceção. Nada está escondido. É só assim agora, enquanto a pessoa não entende Cabalá porque ainda não alcançou essas verdades. Existe um limiar interno específico dentro do qual isso lhe interessa e fora do qual não lhe interessa. E na medida em que interessa a pessoa, ela entende tudo.

Há pessoas que estudam conosco, digamos, por dez anos, e só depois de dez anos as coisas se encaixam de repente e elas começam a pensar e a perceber de forma diferente. Então, alguns anos depois, as coisas se tornam mais fáceis novamente. Elas parecem estar ouvindo as mesmas coisas, mas o canal de percepção se abre.

Da Lição de Cabalá em Russo 24/09/17

Comente