Cabalá E Higiene

laitman_739Pergunta: As doenças físicas e corporais de uma pessoa podem melhorar à medida que ela avança espiritualmente?

Resposta: Naturalmente, assim que a pessoa começa a ascender espiritualmente, seu corpo é preservado na mesma medida porque a alma está se desenvolvendo e o corpo deve ajudar seu desenvolvimento.

Pergunta: Como a Cabalá considera a higiene pessoal (corporal)?

Resposta: A higiene foi descrita em muitos tratados da Torá e do Talmude há 3.000 anos. Eles dizem: “Não há outra pureza além da água”. Não era recomendado usar sabão tão frequentemente como fazemos hoje.

Nós vivemos em tempos completamente diferentes quando a poluição do meio ambiente nos níveis inanimado, vegetativo e animado acontece de forma não natural, ao contrário do passado. Portanto, anteriormente, apenas o sabão era recomendado, e apenas em alguns casos especiais, areia, argila, gorduras ou óleos foram utilizados.

Mas a ablução na água sempre foi bem-vinda. Na Torá há instruções claras sobre isso. Uma vez por semana, as pessoas do Shabat costumavam mergulhar na piscina (Mikveh). Toda a população passava por uma purificação fisiológica muito séria, não apenas externamente, mas também internamente.

Nosso corpo está ligado ao nível superior e é uma consequência de raízes espirituais; portanto, o que quer que seja dito sobre as raízes superiores se relaciona com os inferiores. Não pode haver contradição.

Da Lição de Cabalá em Russo 20/20/17

Comente