A Psicologia Ajuda Na Cabalá?

laitman_547.04Pergunta: Eu sei, pela minha experiência, que estudar Cabalá é muito útil no trabalho de um psicólogo. Um conhecimento profissional de psicologia e psiquiatria ajuda ou dificulta o avanço na sabedoria da Cabalá?

Resposta: Não ajuda nada. Ou você está lidando com reações padrões que acontecem na besta chamada “ser humano”, tentando equilibrar essas com as influências que recebe neste mundo, ou você está lidando com o mundo superior. É um dos dois.

Eu não sei o que você quer dizer com “Cabalá” e como pode usá-la, eu também não quero de forma alguma diminuir seu grau espiritual. Pode ser que você tenha um conhecimento teórico inicial que o ajude a se adaptar à realidade, mas a psicologia fala sobre como se dar bem neste mundo, enquanto a sabedoria da Cabalá fala sobre como se elevar deste mundo.

É a mesma coisa com os físicos. Muitas vezes eu me encontro com cientistas e estou interessado em todas as conquistas, mas, em geral, não temos nada a dizer uns aos outros porque temos diferentes instrumentos para perceber o mundo.

Não consigo imaginar como um psicólogo poderia usar a Cabalá no trabalho diário e prático. Talvez apenas dizendo a uma pessoa que tudo o que age sobre ela vem do Criador, então não se preocupe, tudo ficará bem.

No entanto, essa é a psicologia Cabalística. Ela não se destina a acalmar uma pessoa, mas sim a avançar a pessoa.

Da Lição de Cabalá em Russo 03/09/17

Comente