Verdade E Mentira, Parte 3

laitman_622.02Pergunta: Eu concordo que a natureza humana é organizada para que uma pessoa constantemente minta. Mas imaginemos que vivemos em um mundo onde não há mentiras e cada um diz aos outros o que pensa deles. Isso seria horrível e nos feriria cruelmente! Isso significa que mentiras são exatamente o que nos permite coexistir?

Resposta: Nós ensinamos aos nossos filhos a alcançar o grau de verdade. Em vez de mentir uns aos outros, nós construiríamos uma conexão real entre nós, isto é, mudaríamos nossas qualidades de enganosas para verdadeiras, e começaríamos a tratar cada um genuinamente.

Afinal, nós vemos que toda a nossa vida é enganosa do começo ao fim. Nós estamos nos desenvolvendo na direção de mentiras cada vez maiores – em torno de nós existe um engano completo: educação, cultura, relações entre cônjuges, pais e filhos, todas as nossas ocupações, indústria e armamento.

Pergunta: Se os cônjuges dissessem tudo o que realmente pensavam um do outro, eles se divorciariam imediatamente. Isso significa que uma mentira é útil porque a vida seria impossível sem ela?

Resposta: Mentir é a base da nossa vida. É a mentira e não a verdade. No entanto, a mentira é dada para que possamos corrigi-la, isto é, corrigir a nós mesmos. É claro que, se não nos corrigimos, não podemos existir lado a lado sem mentir. No entanto, se começarmos a nos corrigir, veremos que a necessidade de mentir desaparece gradualmente.

Pergunta: O que é essa correção?

Resposta: Essa é a correção para o “ama ao próximo como a si mesmo”. Se eu amo outra pessoa, não preciso mentir para ela. Como posso enganar aquela que amo? Eu posso abrir todo o meu coração para ela e não haverá nada que possa machucá-la. Quando eu realmente amo o outro, eu gosto de tudo nele. Caso contrário, não é amor.

Mesmo que eu veja algo errado nele, eu posso dizer isso e ele vai entender. Afinal, ele sabe que eu falo por amor por ele e não pelo desejo de ofendê-lo.

Pergunta: Se nós mesmos mentimos constantemente, por que odiamos tanto quando alguém nos mente?

Resposta: É porque não saímos das mentiras e não sabemos onde está a verdade e qual é o verdadeiro amor. A verdade e o amor estão escondidos de nós.

Nós odiamos as mentiras dos outros, porque queremos que todos nos amem e nos contem coisas boas com sinceridade. No entanto, nós mesmos não queremos tratar os outros com tanto amor.

Se o outro mente para mim, ele me humilha porque não me aceita como um igual. É por isso que outras mentiras nos machucam tanto. Se eles mentem para mim, eles não me amam. Se eles me amassem, mesmo uma mentira viria do amor. O amor cobriria todas as mentiras porque está acima de tudo.

Nós mentimos para crianças, mas fazemos isso por amor e, portanto, essa mentira não prejudica. Isso é chamado de mentira em nome da verdade porque conhecemos a verdade, mas entendemos que será melhor para a pessoa ouvir algo diferente.

Tudo deve vir do amor; ele deve estar na própria base. Então ele me obrigará a tratar o outro bem e a fazer tudo por ele e não por meu benefício. Eu me elevo acima de mim e faço tudo por ele e, se necessário, posso até lhe falar mentiras. A educação é impossível sem algum ocultamento da verdade.

De KabTV “Nova Vida” 16/11/17

Comente