Rambam Sobre A Saúde

laitman_559Observação: O grande médico e Cabalista Rambam escreveu: “Cuidar da saúde é um componente no caminho para o Criador, pois é difícil de entender e alcançar enquanto se está doente. Portanto, uma pessoa deve se distanciar de tudo o que é prejudicial ao corpo e se acostumar com o que é saudável, para reconstruir seu bem-estar”.

Meu Comentário: As palavras de Rambam podem ser interpretadas no nível espiritual, bem como no físico, qualquer uma delas está correta.

Tudo que foi escrito por ele vem da realização espiritual. Portanto, ele foi um grande curandeiro. Seus tratados e desenhos médicos ainda permanecem; eles mostram como trepanar o crânio, o cérebro e como tratar essas áreas do nosso corpo que ainda conhecemos muito pouco hoje. Você pode ganhar muito com seus escritos. Eu aconselharia os médicos a aprender com eles.

Pergunta: Seria possível que uma pessoa entendesse qualquer coisa nos livros do Rambam sem instruções, sem um professor? Ele escreve sobre estados espirituais.

Resposta: Relativamente, sim. Um livro antigo sobreviveu até hoje, chamado Receitas do Rambam. Mas quem iria usá-lo? Está escrito lá que você deve tomar, digamos, algum tipo de árvore, misturá-la com outra coisa, usá-la de uma certa maneira, etc. Na nossa época, há amadores que estão envolvidos com isso, mas as pessoas geralmente preferem tomar uma pílula e terminar com ela. Ninguém buscará várias raízes, ramos ou minerais.

Pergunta: É verdade que, durante uma refeição, uma pessoa deve envolver todos os seus cinco sentidos? Então, deve haver música e aromas?

Resposta: Assim era no passado. Uma refeição regular era realizada com música, aromas, assumindo a posição correta, inclinando-se para a esquerda, etc. Tudo isso é apoiado por nossa fisiologia.

Rambam escreveu: “Toda vez que uma pessoa come, deve sentar-se ou deitar-se na sua esquerda. Não se deve caminhar nem cavalgar, trabalhar ou fazer movimentos agudos, nem passera até que a comida esteja digerida”.

Observação: É difícil imaginar comer dessa maneira.

Meu Comentário: De fato, hoje nós pegamos um hambúrguer na rua, inalando alguns gases de escapamento com ele, ou bebemos uma garrafa de refrigerante que contém 20 colheres de chá de açúcar por 200 gramas de água e isso é considerado normal.

Da Lição de Cabalá em Russo 20/20/17

Comente