Lições De Cabalá, Parte 4

laitman_939.02A principal coisa no estudo da Cabalá não é a aquisição de conhecimento, mas o uso da maravilhosa propriedade de aprendizagem (Segula), sobre a qual Baal HaSulam escreve na Introdução ao Estudo das Dez Sefirot.

Através do estudo, somos influenciados pela força que desenvolve qualidades altruístas e amor ao próximo em nós. E com a ajuda dessas qualidades, alcançamos o mundo superior, o sistema que nos controla.

Isso não depende do volume de material estudado, mas apenas da verdadeira intenção no coração, do esforço de se tornar doador e amar, sobre os quais os sábios da Cabalá falam.

Pergunta: Onde nos livros Cabalísticos está a força que faz mudanças tão qualitativas em uma pessoa que ela revela uma nova realidade?

Resposta: Os livros Cabalísticos foram escritos por Cabalistas que atingiram altos graus de doação e amor ao próximo e descrevem todas essas ações espirituais. Quando lemos, queremos alcançar o que eles alcançaram, tornar-se doadores como eles e revelar o Criador. Nós tentamos não nos enganar ao imaginar o Criador de forma diferente, mas apenas como a força geral de doação e amor que queremos nos assemelhar.

Nós começamos a mudar na direção da doação ao nosso próximo, nos aproximamos e fazemos tudo um pelo outro, porque somente assim poderemos revelar o Criador. Nós tentamos nos convencer de que, assim, avançamos e queremos mudanças em nós.

Todos os dias eu verifico: eu comecei a tratar meus amigos melhor? Eu procuro como posso alcançar o amor ao próximo para mim, a fim de chegar do amor das criaturas ao amor do Criador.

Pergunta: Qual é o papel de um professor no estudo da Cabalá?

Resposta: O papel de um professor é despertar na pessoa a capacidade de ouvir o que a sabedoria da Cabalá diz. Afinal, uma pessoa escuta o que é dito sobre o amor ao próximo, mas como que ignora isso. No entanto, se ela não cumprir essa condição, não revelará o Criador e todos os seus estudos serão em vão.

Pergunta: Qual a diferença entre um professor regular e um professor de Cabalá?

Resposta: O professor de Cabalá é um guia que lidera a pessoa através de todos os seus estados internos e externos para que o aluno acabe por entender que o principal é o amor pelo outro.

Sem um professor, é impossível estudar a Cabalá porque uma pessoa nessa vida é guiada por seu egoísmo. Portanto, ela nunca será capaz de se dirigir para ações corretas, isto é, a doação ao amigo que leva à doação ao Criador.

Pergunta: Como a pessoa seleciona um professor de Cabalá e verifica se ele é um professor verdadeiro?

Resposta: Em primeiro lugar, isso é determinado de acordo com o sentimento no coração. Além disso, você precisa verificar se essa pessoa estudou – isso é muito importante. Não é por nada que a Cabalá tem o nome de “Recepção”, porque é transferida como um legado espiritual de professor a discípulo.

Sempre foi assim no passado e, apenas recentemente vemos que o estudo em massa da Cabalá em grandes grupos já começou. Portanto, um professor passa seu conhecimento não para um discípulo, mas para todo o grupo.

A Cabalá pode ser ministrada por alguém que a recebeu de um Cabalista reconhecido, está envolvido nela há muitos anos e pode explicar o que está escrito nas fontes originais.

Pergunta: Existe algum requisito preliminar para uma pessoa começar a estudar Cabalá?

Resposta: É necessário estar em um estado normal no sentido físico, psicológico e mental. Não são necessárias outras condições nem habilidades excepcionais. Todas as pessoas devem se tornar Cabalistas e revelar o Criador neste mundo.

Pergunta: E se a pessoa não gosta de estudar e não se inclina para a ciência?

Resposta: Está escrito: “Não é o sábio que aprende”, mas aquele que, de acordo com a inclinação do coração, aspira a saber para que está vivendo, qual é o sentido de sua vida. Se a pessoa se preocupa com essas questões, isso indica sua prontidão para o desenvolvimento espiritual.

Pergunta: As crianças sempre esperam férias. Um aluno da Cabalá também percebe o aprendizado como algo pesado?

Resposta: Não há prêmios ou graus dados pelo estudo da Cabalá. Portanto, uma pessoa que quer estudar terá que pagar com tempo e esforços. Em troca, ela receberá satisfação espiritual pelo fato de estar envolvida na coisa mais exaltada que pode existir, não só em nosso mundo, mas em toda a realidade em geral.

De KabTV “Nova Vida” 20/07/17

Um Comentário

  1. Onde encontrarei um orientador para meus estudos?

Comente