O Mal É A Base Do Mundo

Laitman_115.05Pergunta do Facebook: Como os Cabalistas afetam o nosso mundo? Eles podem erradicar o mal?

Resposta: De forma alguma! O mal não pode ser erradicado. Nós devíamos ter aprendido isso com os milhares de anos de nossa história. A aniquilação do mal é impossível!

O mal é a base do mundo. Como está escrito na Bíblia: “Eu criei a inclinação ao mal, criei a Torá como tempero”, não como eliminação. Tempero significa que o mal permanece, mas aprendemos a trabalhar com ele corretamente. É disso que se trata a ciência da Cabalá.

Pergunta: Você diz: “O mal continua”. Portanto, isso sempre apresenta uma dificuldade para a pessoa?

Resposta: Sem dúvida! O que você pode fazer? Não temos outra escolha, temos que aprender a trabalhar com o mal. Temos que compreendê-lo, respeitá-lo e tratá-lo adequadamente como o Faraó (o mal é o Faraó): educadamente, com a máxima cortesia, pois é só por causa do mal que podemos subir a escala de um bem cada vez maior.

O mal é o estímulo, o palco, sobre o qual podemos subir constantemente. Em cada nível, ele se revela ainda mais, enquanto continuamos a nos elevar até o bem. Portanto, é o mal que nos avança para o bem. O anjo malvado se torna o anjo bom.

Se não fosse pelo mal, não poderíamos avançar. O mal permanece em toda a sua glória, mas nós o envolvemos em um envoltótio muito bom: o bem. Ele cria um maravilhoso “prato”: o mal dentro, o bem fora.

Pois nós sabemos que cada prato precisa de uma pimenta adicionada a ele, sal e algo picante. Mesmo no coquetel de crianças é adicionado. Sem isso, você não consegue o gosto correto. Portanto, você tem que provar algum mal, mas apenas com o objetivo de elevar o bem.

De KabTV “Notícias com Michael Laitman” 02/10/17

Comente