A Revelação Da Cabalá De Geração À Geração

laitman_933Pergunta: O Livro da Criação (Sefer Yetzira) escrito por Abraão é um trabalho magnífico, poético e rigidamente construído. É um prazer ler, mas apenas pensamentos ocasionais são compreensíveis. Existe uma chave para entende-lo?

Resposta: Para isso a pessoa deve estudar Cabalá. Por exemplo, como a ciência é diferente em cada geração? É pelo fato de que ela se desenvolve cada vez mais e revela o que era anteriormente desconhecido. Portanto, os Cabalistas em cada geração, como na ciência, podem revelar cada vez mais.

O livro de Abraão está escrito de forma mais suave do que o livro de Adão. Abraão, através de suas conquistas, complementou o que Adão escreveu e revelou a Cabalá mais profundamente. E todos os outros o seguiram.

Uma vez que o grupo de Abraão começou o trabalho espiritual, começou a atingir a qualidade de doação na conexão entre eles, a qualidade superior, o Criador. Se as pessoas restaurarem boas conexões de amor mútuo, responsabilidade mútua e compreensão mútua entre si, então, na medida em que essas conexões forem verdadeiras, o Criador é revelado dentro delas. Essa rede de conexões é chamada de um vaso no qual a força superior é revelada.

Abraão descobriu o método de conquista da força superior na conexão entre as pessoas. E Moisés dominou esse método na prática. As pessoas de sua geração sofreram enormes descidas egoístas que são chamadas de “exílio egípcio”.

Elas mergulharam em um grande egoísmo, mas, ao mesmo tempo, conseguiram se elevar acima dele em sua unificação, de modo que na conexão de duas tendências opostas, uma grande rejeição egoísta e simultaneamente uma aspiração comum de conexão, separação e aproximação, elas criaram condições onde o Criador foi revelado. Essa foi a conquista de Moisés que ele descreveu na Torá.

O que Moisés e seu grupo fizeram foi um grande avanço em relação ao que Abraão alcançou. Portanto, a geração de Moisés se elevou completamente acima do nosso mundo, revelou o Criador na conexão entre si e atingiu o estado mais elevado que nunca foi superado até o nosso tempo. Até hoje, Moisés é o maior líder espiritual do povo.

Da Lição de Cabalá em Russo 23/07/17

Comente