O Poder Da Sociedade Espiritual

 Baal HaSulam, A Última Geração: Aquele que quiser deixar a sociedade em favor de outro não deve ser detido de forma alguma, mesmo que isso seja prejudicial para a sociedade.

Nós devemos perceber que na sociedade futura, para a qual avançamos gradualmente, o mais importante é a participação correta de uma pessoa nela.

Ela pode ser um grande especialista em algo, mas se não aceitar a estrutura da sociedade e não quiser ser igual a todos, não poderá permanecer na sociedade como especialista. Afinal, antes de tudo, nós aceitamos uma pessoa não porque ela é especialista, mas porque é um amigo.

Pergunta: Eu gostaria de entender, que prejuízo ela pode causar na sociedade?

Resposta: Ela pode impor seus pensamentos sobre os outros. Não há nada pior do que isso. Pessoas inteligentes com mentes afiadas e sentimentos afiados, mas com o egoísmo não corrigido, podem prejudicar seriamente a sociedade.

A realização do Criador vem através da conexão entre as pessoas, quando todos se tornam iguais, cada um se anulando e se ajustando; isto é, o “maior” é aquele que se torna o menor. Essas são duas qualidades completamente opostas.

Portanto, pessoas com um enorme desejo egoísta que constantemente se esforçam, mesmo inconscientemente, para avançar não pertencem a tal sociedade. Elas são apresentadas com uma condição: se forem incapazes de mudar a si mesmas e ser como todos os outros, terão que deixar a sociedade.

A pessoa pode ser insignificante, com habilidades médias, mas é um amigo e não alguém que o tempo todo salta e tenta brilhar com suas qualidades egoístas. Individualistas não são necessários.

Apenas uma massa coesa de pessoas pode produzir um resultado espiritual. Não há outro caminho! O poder de uma sociedade espiritual está em seu centro, na união de todos e na aspiração comum.

Pergunta: Uma pessoa com um grande ego pode se anular diante da sociedade? Como você fez isso?

Resposta: Eu era um grande egoísta, discordando do grupo de muitas maneiras. Eu me surpreendo como eles me toleraram. No entanto, no final, em circunstâncias muito difíceis, eu consegui entender que devia me curvar.

Comentário: Mas você tinha um professor, o Rabash. Você estava se anulando diante dele.

Resposta: Isto tornou as coisas ainda mais difíceis. Quando você tem um professor ao seu lado, que o apoia, você precisa se anular muito mais. É muito difícil.

No entanto, não há para onde fugir. Se uma pessoa é persistente e aceita tudo o que a sociedade lhe indica, ela recebe ajuda de cima no final.

Pergunta: Então, isso significa que de alguma forma é possível trabalhar com o caráter e as qualidades que lhe são fornecidos pela natureza?

Resposta: Somente se o Criador fizer isso. Se o Criador não constrói o Templo, o que significa a alma, todas as tentativas de uma pessoa são em vão.

De KabTV “A Última Geração” 19/06/17

Comente