Raízes Espirituais Do Nosso Mundo

laitman_937Torá, Deuteronômio 28:02 – 28:03: E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do Senhor teu Deus. Bendito serás na cidade, e bendito serás no campo.

Existem cinco níveis de desejo egoísta: zero, um, dois, três e quarto. Se você fizer a coisa certa, poderá interagir com a natureza circundante em todos esses níveis: inanimado, vegetal, animal e humano.

Os níveis inanimado, vegetal e animal da natureza são chamados de campo, e a natureza humana é a cidade.

Há muitas leis complexas adicionais de interação espiritual correta em uma cidade porque o Criador é revelado lá.

As prioridades do sistema de relações entre as pessoas devem ser claramente definidas na cidade: o sistema judicial e jurídico, o sistema de educação e coleta de impostos, a interação entre mulheres, crianças e homens, e assim por diante. Esse é todo um sistema social no nível humano.

É na cidade que alcançamos equivalência de forma com o Criador. Não há nada nela que tenha uma construção sem rumo, sem conexão com sua raiz espiritual, estrutura e manifestação de ação.

Se tivéssemos nos educado espiritualmente de forma correta, teríamos construído este mundo como uma cópia completa do mundo espiritual nos mínimos detalhes. Afinal, nossa alma, que reside lá, consiste nas partes inanimada, vegetal, animal e humana, incluindo a raiz. Nós construiríamos a estrutura de HaVaYaH de forma precisa, tanto no mundo espiritual como no mundo material.

Como, por exemplo, o arquiteto Bezalel criou o Templo, o santo dos santos, e assim por diante? Uma pessoa é visitada por uma profecia e vê como tudo está disposto nas raízes que nos governam. Como o projetor brilha na tela e cria uma imagem nele, o mesmo acontece aqui. Ele vê a raiz e cria em nosso mundo sua consequência vestida em formas como tijolos, troncos de árvores, vegetação e casas.

Se uma pessoa está conectada com sua raiz espiritual, ela faz tudo em nosso mundo de acordo com essa raiz. Ela não precisa pensar em nada, apenas não se opor, mas corresponder à raiz. Assim, verifica-se que o nosso mundo é completamente semelhante ao mundo superior. Essa é a correção final.

Pergunta: Isso significa que o grande Cabalista Ramchal retratou o Terceiro Templo com base em sua realização?

Resposta: Sim. Seu artigo “Mishkani Elyon” é sobre isso.

Mas o fato é que assim que atingimos o nível do Primeiro Templo, imediatamente começamos a cair desse nível. Guerras sangrentas começaram entre nós, grandes forças opostas e vários problemas egoístas foram revelados.

Tudo isso começou a quebrar internamente com grande velocidade. Quando os judeus não conseguem superar seu egoísmo e se elevar acima dele, o egoísmo começa a destruí-los. Portanto, Nabucodonosor conquistou o povo de Israel e os levou novamente ao exílio.

A partir desse momento, era impossível dizer que tudo entre as pessoas estava de acordo com as raízes espirituais.

A lei é tal que, assim que você atinge um pico espiritual, imediatamente chega ao próximo grau, que é a manifestação de um enorme ódio. Se você não consegue restringi-lo, ele esmaga tudo.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 23/11/16

Comente