O Egoísmo E A Árvore Do Conhecimento

Laitman_112Pergunta: Qual é a conexão entre a manifestação do mal do egoísmo e a árvore do conhecimento do bem e do mal (Gênesis 2: 16-17)?

Resposta: Sem o ego e seu desenvolvimento, não conseguiríamos alcançar ou saber nada. Com a correção do egoísmo, o que significa que eu o transformo de servir a mim a servir os outros, eu o utilizo para obter tudo o que é possível e torná-lo útil para os outros.

Desta forma, eu me transformo de maneira inversa, e todas as forças e realizações do Criador passam por mim. Eu me tornarei igual a Ele e alcançarei o nível Dele. Essa é a manifestação do maior egoísmo em uma pessoa. Sobre isso, é dito: “Meus filhos Me derrotaram” (Bava Metzia, 59b).

Pergunta: Então, qual foi o erro de Adam HaRishon (Primeiro Homem)?

Resposta: Não houve erro! Tudo foi planejado desde o início, incluindo onde você vai e o que acontecerá com você mais tarde. Cada um tem seu próprio ponto predeterminado e não há como escapar dele.

A questão é se você quer alcançar o objetivo sozinho, se está procurando por isso ao longo de sua vida consciente, se quer atravessar esse estado agora e não em sua próxima encarnação?

Da Lição de Cabalá em Russo 26/2/17

2 Comentários

  1. A revelação do ego se faz necessário para que aja a luz que corrige , isso só e possível através do Amor dos amigos .

  2. Sozinha, nada conseguirei. Mas num grupo cabalistico, onde esta presente o amor de amigos, tudo sera possivel.O egoismo pode ser corrigido para doacao aos outros, ou seja, sentir desejo de receber para doar. Na Cabala, temos um professor, livros e amigos e principalmente um laboratorio: a dezena.

Comente