Um Gosto Da Unidade Espiritual

laitman_939_02Pergunta: Qual é a conexão entre unidade e prazer da realização espiritual? Eu tenho muitos amigos, e entendo o que é o prazer da amizade. Isso é algo semelhante?

Resposta: Eu nunca tive muitos amigos. Na infância e na juventude, tive alguns amigos e, mais tarde, nenhum. Eu tinha um amigo com quem estudei a sabedoria da Cabalá, mas já tinha trinta anos.

Eu não sei o que é um amigo ou amizade no sentido mais profundo da palavra. Eu certamente posso imaginar isso para mim, mas nunca senti ou experimentei. Eu estive bastante sozinho a maior parte da minha vida. A questão sobre o sentido da vida me incomodou e atormentou de modo que não tinha aspiração de me comunicar ou estar em contato com as pessoas.

A sabedoria da Cabalá nos ensina a ter um tipo diferente de conexão: aproximar-se com uma conexão sincera, internamente, e não como acontece no nível físico.

A Cabalá abre o coração de uma pessoa e ela começa a entender o que significa estar conectado com os outros como um todo único. Mas isso está em um nível espiritual. Em nosso mundo, não há sensações desse tipo. Eu não as senti nem as experimentei e também sinto que outras pessoas também não, porque não entendemos o que significa estar junto com outros com uma conexão sincera, íntima e interna.

O gosto da unidade espiritual é uma dissolução recíproca entre si. Não são expressões poéticas, mas um estado físico real.

Da Lição de Cabalá em Russo 20/11/16

Comente