O Que É A Mente Coletiva?

laitman_281_01Pergunta: O que é a mente coletiva do ponto de vista da sabedoria da Cabalá?

Resposta: Não pode ser que a mente não seja coletiva porque estamos em um sistema de conexão mútua chamado “Adão“. Este sistema inclui todos os nossos estados dentro dele que são chamados de “mundos”.

Portanto, a mente é uma soma de sinais errantes que preenchem o sistema de conexão entre elementos separados, pessoas ou almas.

É claro que há algo que é revelado às almas e que ainda não foi revelado. Portanto, nós podemos falar do inconsciente, pois existem quatro níveis de revelação em cada um de nós e apenas o último nível nos dá a existência plena e consciente, o que significa que todos os níveis anteriores são encontrados no nível inconsciente.

Se eles vêm de nós, podemos controlá-los; se vêm de cima, praticamente não os sentimos. Mas há uma possibilidade de prevê-los. Isso não é adivinhação, mas alguma presciência, algumas ações que causam a aparência de razão, que nos dão uma ideia da mente interior (inconsciente).

Pergunta: Em nosso mundo, a maioria dos estados de uma pessoa passa inconscientemente. A realidade que percebemos conscientemente constitui uma pequena parte, alguns por cento. Como é na espiritualidade?

Resposta: No mundo espiritual, tudo acontece em relação a uma pessoa que evoca conscientemente seus estados: os anteriores, os que estão acontecendo agora e os que seguem. Em cada um deles é uma parte da própria pessoa, ou seja, parte da criatura e parte do Criador. Ele determina os nossos estados em cooperação conosco. Por definição, Ele pode ser o primeiro, e talvez o segundo. Mas se compreendermos seriamente todos os nossos estados, começaremos a determinar e definir o Criador como a causa principal.

Da Lição de Cabalá em Russo 15/01/17

Comente