Corpo E Alma Do Ponto De Vista Dos Filósofos Antigos E Da Cabalá

laitman_612Comentário: Como é sabido, muitos filósofos e Cabalistas mencionaram que há muito tempo os antigos Gregos visitaram a Judeia para aprender com os Cabalistas. Por exemplo, o grande filósofo e matemático grego Pitágoras escreveu: “As almas nunca morrem, mas sempre ao sair de uma morada passam para outra. Todas as coisas mudam, nada perece. A alma passa aqui e acolá, ocupando agora este corpo, agora aquele…. Como uma cera é carimbada com certas figuras, depois derretida, carimbada novamente com outras, no entanto, é sempre a mesma cera. Então, a alma, sendo sempre a mesma, ainda usa formas diferentes em diferentes épocas.”

Minha Resposta: Isto se refere à reencarnação. Eu não posso dizer se ele entendeu corretamente o que é uma alma, mas o que ele disse está correto.

Meu professor costumava me dizer que o corpo humano é como uma camisa, que se troca, mas a alma permanece a mesma.

Comentário: Sócrates escreveu: “Assim como você não deve tentar curar olhos sem cabeça ou cabeça sem corpo, não deve tratar o corpo sem alma”.

Minha Resposta: Na Cabalá, por corpo, queremos dizer desejo. Nosso corpo físico não é levado em conta; não é nada mais do que um animal.

Comentário: Aristóteles disse: “A amizade é uma única alma habitando em dois corpos”.

Minha Resposta: É dito de forma bela. Meu amigo e eu somos um todo, estamos separados apenas por organismos animais.

Na Cabalá, um amigo significa aquele que é meu parceiro no trabalho espiritual. E tudo o que eu quero assemelhar ao Criador, eu dou a ele e ele dá a mim, e nós exercitamos juntos como um através do outro podemos nos tornar semelhantes ao Criador. Assim, um campo de doação mútua e amor é formado entre nós, onde o Criador é revelado.

Da Kab TV “Uma Palestra Sobre a Alma” 30/03/17

Comente