Agarre O Fim Da Corda Que Traz De Volta Ao Criador

Laitman_025_01Torá, Deuteronômio, 17: 8 – 17:10: Quando alguma coisa te for difícil demais em juízo, entre sangue e sangue, entre demanda e demanda, entre ferida e ferida, em questões de litígios nas tuas portas, então te levantarás, e subirás ao lugar que escolher o Senhor teu Deus. E virás aos sacerdotes (Cohanim) levitas, e ao juiz que houver naqueles dias, e inquirirás, e te anunciarão a sentença do juízo. E farás conforme ao mandado da palavra que te anunciarem no lugar que escolher o Senhor; e terás cuidado de fazer conforme a tudo o que te ensinarem.

Uma pessoa nunca pode decidir por si mesma como agir. A solução do problema só pode ser encontrada no próximo nível: ou no nível dos Levitas (ascensão à Bina), ou no nível dos Cohanim (ascensão à Hochma). Essa é a única maneira que podemos acumular a força para nossa própria correção.

Está escrito: “Quando alguma coisa te for difícil demais em juízo, entre sangue e sangue, entre demanda e demanda, entre ferida e ferida…”. Isso se refere ao escrutínio da pessoa de suas qualidades; afinal, ela não sabe o que a impulsiona: qualidades corretas ou incorretas, ou pensamentos corretos ou incorretos. Ela não sabe onde se esconde seu egoísmo, como ele a incita e lhe dá algum tipo de suborno.

Portanto, cada um deve sempre se elevar a tal nível onde possa decidir suas ações e intenções com a ajuda de um padrão externo. Uma força especial é necessária para isso: o próximo nível, a ascensão até ele, a aceitação de suas qualidades e conselhos, de modo que ele possa mudar, testar e subjugar uma pessoa. Então ela vai ter certeza de que se move corretamente.

Nós avançamos dessa maneira em constante contradição “entre sangue e sangue, entre ferida e ferida”. Se desde o início da criação até a sua completa correção a pessoa é egoísta, um egoísmo cada vez maior é revelado nela.

Digamos que você se corrigiu em 90%, mas o 91% revelado que deve ser corrigido é maior do que todos os anteriores. Portanto, você não pode confiar em nada, e cada vez você está em incompreensão absoluta, se perguntando, e se maravilhando com tudo o que acontece com você.

Cada vez, o Criador único e gentil desaparece completamente de seus sentidos, e em vez dele, há multidões de todos os tipos de odiadores, traidores e cães maus. Tudo isso você deve novamente relacionar ao Criador como decorrentes da falta de conexão com Ele. Isto é, essas são as qualidades que são especificamente criadas em você para que você possa se aproximar do Criador. Você não tem escolha.

Tudo é organizado de forma tão surpreendente que você, de forma involuntária, consciente ou inconscientemente, ou como resultado de grandes problemas, preocupações, noites sem sono, buscas e luta interna com você mesmo, finalmente agarra o fim dessa corda que o traz de volta à singularidade do Criador e Sua absoluta bondade.

Tal é o modo de consciência – assustador por um lado e belo por outro – porque você nasce no nível do Criador e se torna equivalente a Ele.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 24/08/16

Um Comentário

  1. Meu querido rav…que o Eterno vive em suas palavras tão sabias. Eu entendo perfeitamente o que o Sr. diz ,mas ainda não consigo por em palavras o que sinto..só sei que precisamos nos diminuir cada vez mais diante da grandeza de Deus e Ele nos conduzirá como crianças pelas suas mãos, nos mostrando o caminho certo. Basta que tenhamos sensibilidade para nos conectar com a sua Sabedoria. Shalom

Comente