Respostas Às Suas Perguntas, Parte 166

Laitman_633_3Pergunta: Você mencionou que o Criador não existe e que não há ninguém para se trazer prazer. Eu também ouvi de você que o Criador sofre mais do que nós. De onde vem esse fato? Como pode ser que Ele não sofre ou que Ele sofre e não existe ao mesmo tempo?

Pessoalmente, eu gostaria que o Criador existisse em minha vida, porque se Ele não existe e não está vivo, toda a sabedoria da Cabalá pareceria desinteressante e praticamente vazia, assim como a nossa vida bestial.

Se não há ninguém além de mim, eu prefiro viver nessa ilusão sem chegar a algum mundo superior. Embora eu tenha apenas 24 anos e encontrei a sabedoria da Cabalá aos 18 anos, gostaria de me concentrar no Criador como em alguém que existe e está vivo e que me sente, porque as outras realizações não me interessam.

Na verdade, eu tenho medo de descobrir que o Criador não existe. Isso significa que a sabedoria da Cabalá não é para mim? No momento, não pretendo estudar porque não há garantia de que o Criador realmente exista e esteja vivo, mas se eu soubesse de você que o Criador está vivo e existe (que é o mais importante para mim), eu estudaria a sabedoria da Cabalá.

Resposta: Tudo o que dizemos sobre o Criador não é Sua essência real e não diz nada sobre Ele, mas apenas sobre o que podemos expressar em nossas sensações. Mais tarde, seus sentimentos vão mudar e você será capaz de perceber a complexidade do mundo, e pontos de vista opostos não se anularão, mas vão realmente começar a se complementar. Então você não terá mais perguntas.