O Plano Para Sair Da Crise, Parte 3

 Dr. Michael LaitmanPergunta: Que tipo de ordem social a educação integral acabará por nos trazer?

Resposta: O objetivo da educação integral não é mudar a ordem social, mas educar uma pessoa. Ela tem que ensinar a pessoa a existir neste mundo, não na Lua ou no espaço exterior, mas na Terra, e não em um bangalô na selva, mas entre as pessoas de uma cidade moderna em um país desenvolvido.

Particularmente, os cem países mais desenvolvidos experimentam problemas agora. E quanto mais desenvolvido o país, mais graves são os problemas, mesmo que haja mais meios para cobri-los ou abafá-los. Mas todas as tentativas para lidar com os problemas não levam à sua resolução, só conduzem a uma doença mais profunda até que ela explode.

Já vimos para onde levam a linha direita e a linha esquerda. A linha direita pode levar ao regime fascista, mas a linha esquerda também pode levar ao nazismo. Afinal, essas manifestações extremas são um balanço para uma direção ou outra.

De fato, a esquerda e a direita diferem apenas em algumas palavras, mas são semelhantes em sua perseverança e fanatismo. Ambas estão prontas para destruir seus oponentes, aqueles que não concordam com sua opinião, porque são fundads em seu ego.

A educação integral tem que trazer uma nova tendência: a linha do meio que não é nem esquerda nem direita. Isso precisa ser ensinado porque a humanidade não pode descobri-la por conta própria, pois não há linha do meio na natureza. Com isso, damos à humanidade a oportunidade de desfrutar de um espectro completo de inclinações humanas, da esquerda para a direita e da direita para a esquerda, que é a linha do meio.

A linha do meio permite elevar-se acima da natureza humana até a conexão onde o amor cobre todos os crimes. Não há tal possibilidade na natureza ou na natureza do homem, e sem educação especial nós nunca chegaremos a ela.

Tal educação não pode ser criada por nenhuma universidade ou academia, pelos professores mais inteligentes, mas apenas pelos Cabalistas que estudam e usam a linha do meio, construindo boas relações acima de todo o mal.

Uma sociedade humana, uma família, e até mesmo uma amizade entre duas pessoas só podem existir na forma equilibrada que não destrua nem o bem nem o mal, a esquerda ou a direita, mas sim cubra todas as diferenças e se eleve acima delas. Esta é a única maneira da conexão poder ser alcançada.

Esse método tem que vir da Cabalá. A natureza não pode nos revelar esse método porque não há grau humano na natureza. Nossos corpos físicos pertencem ao grau animal, mas nossa consciência pertence ao grau humano. No entanto, o grau humano não existe na natureza, apenas os graus inanimado, vegetal e animal existem.

O grau humano significa que vemos, pensamos, entendemos e sentimos o ser humano dentro de nós mesmos, e não há tal coisa na natureza. Nós viemos dos macacos, mas ainda não nos tornamos humanos, o grau humano. Uma nova qualidade chamada “um humano” ainda não surgiu dentro de nós. O fato de termos aprendido a usar todos os tipos de máquinas em vez de varas não significa que nos tornamos humanos. Ainda é o mesmo animal, só mais confuso.

É o mesmo macaco que se desenvolveu até o ponto onde recebeu uma bomba atômica em suas mãos, e não o grau humano que temos que alcançar. A natureza continua o programa de evolução, nos empurrando ao desenvolvimento. E não estamos prontos para isso porque contradiz todo o nosso desenvolvimento anterior.

Durante a transição de um grau para outro, é necessário cancelar o grau anterior, fazer uma restrição, subir acima dele, e inverter a qualidade oposta.

É por isso que a ascensão ao grau humano só é possível com a condição de restringirmos e usarmos o grau anterior somente em uma forma oposta, em prol da doação, para que todo o nosso egoísmo sirva apenas para se tornar seu oposto.

Mas isso requer uma educação que derive do grau falante, do educador que já está no nível humano: o Cabalista. Portanto, a sabedoria da Cabalá é revelada em nossos dias e pode salvar a humanidade.

A forma da futura sociedade é descrita por Baal HaSulam em seu artigo “A Última Geração”. Mas somente os Cabalistas podem ensinar à humanidade tais relacionamentos, e essa é a missão deles. Portanto, em nosso tempo a sabedoria da Cabalá é revelada e há uma organização chamada Bnei Baruch. Nós temos o direito de existir apenas na condição de nos prepararmos para o cumprimento dessa missão.

Da 2ª parte da Lição Diária de Cabalá 26/01/17, Lição sobre o Tópico: “Mismah Arosa (Documento Arosa)”, “Plano para Sair da Crise”

Comente