O Criador Como Um Amigo

Dr. Michael LaitmanQual é a imagem que se desenrola diante de nós? É a natureza que se revela cada vez mais dentro e ao redor de nós. Nós descobrimos a natureza cada vez mais profunda e vemos que existimos dentro do sistema. Aparentemente, enquanto nós existimos nele, o sistema nos avança para algum objetivo.

Por um lado, o homem é um produto da natureza. Por outro lado, nós somos criaturas especiais da natureza que podem revelar seu criador.

Quem nos criou? A natureza. Quem nos avança? A natureza. Para onde nos move? A julgar pela história do nosso desenvolvimento, pelo processo de evolução, podemos descobrir para onde estamos indo. Então vamos investigar isso e descobrir!

A sabedoria da Cabalá difere das religiões na medida em que dá a pessoa ferramentas para a revelação da força superior. Ela lhe o que fazer, em vez de chorar e orar aos ídolos que nós mesmos fizemos na esperança de implorar por uma vida boa.

A forma mais eficaz de estudo que ajuda uma pessoa a avançar é a sabedoria da Cabalá. Essa é a diferença entre a força superior que as pessoas religiosas imaginam e aquela que os Cabalistas, que têm contato e relação com essa força, descobrem. Os Cabalistas podem abordar a força superior, receber dela e ter interações precisas com ela.

E a força superior, ou seja, a natureza, quer que estejamos em tal interação com ela. Trabalhando com o sistema da natureza, nós gradualmente começamos a revelar dentro dele a mente e os sentimentos que cada vez estão um grau acima de nós.

O problema é que não podemos imaginar a força superior que não está vestida na matéria e na forma. Se a força superior é toda a natureza, então ela desaparece para nós. No entanto, ela é revelada precisamente na conexão entre nós de uma maneira muito clara. Nós temos que revelar o Criador como nosso amigo.

Da 3ª parte da Lição Diária de Cabalá 18/01/17“Mismach Arosa”, (Documento Arosa)